409655260116

1001 palavras 5 páginas
1- Defina o que é economia macro e micro:

Macroeconomia - Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional; o nível de emprego e dos preços; o consumo, a poupança e os investimentos totais, ou seja, a totalização dos aspectos individuais analisados na microeconomia.
A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Trata ainda com as flutuações a curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticas fiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Lida com o estoque de dinheiro em circulação, a balança comercial, variações nos preços e salários, exportação e importação, etc.

Microeconomia - Ramo da ciência econômica que estuda o comportamento e a forma pela qual as unidades isoladas que compõem a economia -- consumidores privados, famílias, empresas comerciais, industriais e de serviços, trabalhadores, produtores de bens ou serviços particulares -- agem e reagem umas com as outras: surgida no final da década de 30, quando também se criou a macroeconomia, apresenta uma visão ‘microscópica’ dos fenômenos econômicos, englobando a chamada teoria do consumidor (análise da intenção dos indivíduos de apropriarem determinada quantidade de bens para satisfazer ao máximo suas necessidades), a teoria da produção, do custo e do rendimento (enfoque do empresário, que procura combinar os fatores de produção a fim de maximizar os lucros) e a teoria de preços (formados no mercado pela combinação das intenções dos consumidores com as disponibilidades oferecidas pelos empresários): os preços relativos -- e sua determinação.
A Microeconomia economia atua no âmbito dos consumidores e/ou das empresas (ou industria se preferir). Lida com

Relacionados