40957638841

1468 palavras 6 páginas
Festival Laranja Mecânica
Veja como surgiu o Carrossel Holandês com seu “futebol total”
Escrito por Odir Cunha em julho 8, 2010
Já falavam da Holanda e seu futebol revolucionário, mas poucos – entre eles o técnico do Brasil, Zagallo – davam bola para os comentários. O mundo só se convenceu de que estava diante de um estilo novo e arrebatador de jogar futebol quando a algo novo e arrebatador de jogar futebol quando a Holanda do técnico Rinus Michels estreou na Copa de 1974, contra o respeitado Uruguai – seleção duas vezes campeã do mundo, que vinha de uma honrosa semifinal na Copa anterior.
Eram 16 horas de 15 de junho quando o árbitro húngaro Karoly Palotai autorizou o início da partida no estádio Niedersachsenstadion, em Hannover, tomado por um público de 53.700 espectadores.
Rinus Michels escalou seu time com Jongbloed, Suurbier, Haan, Rijsbergen e Krol; Jansen, Van Hanegen e Neeskens: Rep, Cruyff e Resenbrink. O técnico Roberto Porto, do Uruguai, levou para Mazurkiewicz, Pablo Forlan, Jáuregui, Masnik e Pavoni; Montero Castillo, Espárrago e Pedro Rocha; Cubilla (Millar), Morena e Mantegazza (dos uruguaios, Pedro Rocha e Pablo Forlan eram jogadores do São Paulo).
Ninguém tinha visto aquilo
A partida, cujos momentos principais trago para meus leitores neste vídeo abaixo, certamente foi uma das que mais influiu para a mudança dos conceitos do futebol. Ela mostrou que um time era capaz de fazer muito mais do que se costumava esperar de uma equipe.
Não só pela técnica refinada dos jogadores holandeses, mas pelo futebol coletivo que apresentavam – tão solidário que o time parecia um ser único, com seus jogadores movendo-se simultaneamente como um cardume, como células do mesmo organismo.
Pela primeira vez se viu uma equipe fazer marcação-pressão usando todos os seus jogadores em um faixa pequena do campo, atordoando o adversário e, invariavelmente, roubando-lhe a bola.
O ataque, também em bloco, avançava em movimentos giratórios, como se vários círculos de

Relacionados