40957638841

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Festival Laranja Mecânica
Veja como surgiu o Carrossel Holandês com seu “futebol total”
Escrito por Odir Cunha em julho 8, 2010
Já falavam da Holanda e seu futebol revolucionário, mas poucos – entre eles o técnico do Brasil, Zagallo – davam bola para os comentários. O mundo só se convenceu de que estava diante de um estilo novo e arrebatador de jogar futebol quando a algo novo e arrebatadorde jogar futebol quando a Holanda do técnico Rinus Michels estreou na Copa de 1974, contra o respeitado Uruguai – seleção duas vezes campeã do mundo, que vinha de uma honrosa semifinal na Copa anterior.
Eram 16 horas de 15 de junho quando o árbitro húngaro Karoly Palotai autorizou o início da partida no estádio Niedersachsenstadion, em Hannover, tomado por um público de 53.700 espectadores.Rinus Michels escalou seu time com Jongbloed, Suurbier, Haan, Rijsbergen e Krol; Jansen, Van Hanegen e Neeskens: Rep, Cruyff e Resenbrink. O técnico Roberto Porto, do Uruguai, levou para Mazurkiewicz, Pablo Forlan, Jáuregui, Masnik e Pavoni; Montero Castillo, Espárrago e Pedro Rocha; Cubilla (Millar), Morena e Mantegazza (dos uruguaios, Pedro Rocha e Pablo Forlan eram jogadores do São Paulo).Ninguém tinha visto aquilo
A partida, cujos momentos principais trago para meus leitores neste vídeo abaixo, certamente foi uma das que mais influiu para a mudança dos conceitos do futebol. Ela mostrou que um time era capaz de fazer muito mais do que se costumava esperar de uma equipe.
Não só pela técnica refinada dos jogadores holandeses, mas pelo futebol coletivo que apresentavam – tão solidárioque o time parecia um ser único, com seus jogadores movendo-se simultaneamente como um cardume, como células do mesmo organismo.
Pela primeira vez se viu uma equipe fazer marcação-pressão usando todos os seus jogadores em um faixa pequena do campo, atordoando o adversário e, invariavelmente, roubando-lhe a bola.
O ataque, também em bloco, avançava em movimentos giratórios, como se várioscírculos de uma engrenagem fosse se fechando, estrangulando o adversário em busca do gol.
Não é à toa que a Seleção Holandesa foi batizada de “Laranja Mecânica”, filme polêmico de Stanley Kubrick que fazia grande sucesso na época. Ela era moderna e quase alegre como uma novidade da cibernética, mas ao mesmo tempo chegava a ser cruel com os inimigos.
Perceba neste filme – que, se fosse você, colocariaentre seus favoritos – alguns detalhes impressionantes e quase insólitos:
- Em um lance de meio-campo, os 10 holandeses avançam sobre o uruguaio que tem a bola e este, espantado, dá um passe curto que já pega vários companheiros em posição de impedimento.
- Famosos pela “garra”, os uruguaios jogam sujo e tentam agredir os holandeses, que continuam tocando a bola e dando um baile tremendo.
- Ojogo foi só 2 a 0, com dois gols de Rep – aos 6 minutos do primeiro e aos 41 minutos do segundo tempo –, mas se tivesse concretizado metade das chances que criou, a Holanda teria conseguido uma goleada histórica.
O ESQUEMA TÁTICO DO CARROSSEL HOLANDÊS
Graças a alguns visitantes, que tive a honra de receber no site, concluí que é inevitável deixar de dedicar uma página especial sobre o esquematático adotado por Rinus Michels na época. Serei sincero: era tão sigiloso como é a fórmula da Coca-Cola. É difícil desvendar com precisão a tática do Carrossel, até mesmo para os especialistas de plantão. Se você fizer uma busca no Google aparecerão várias versões. Passaram-se mais de 30 anos e eu gostaria muito de ver uma explicação plausível para o fato. Creio que nem o saudoso João Saldanha, umdos maiores conhecedores de futebol que já vi em todos esses anos, teria paciência para isso.
Mas tentarei dar uma explicação para o fato sem querer ser melhor analista que alguém, mas como autor desse site eu gostaria humildemente de expor com franqueza a minha versão do fato.

A NUMERAÇÃO: desde a primeira Copa do Mundo na qual os jogadores tiveram nas costas de suas camisas os números...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!