408028120124

1029 palavras 5 páginas
O que é Socialismo?
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.

Origens
A origem do socialismo tem raízes intelectuais e surgiu como resposta aos movimentos políticos da classe trabalhadora e às críticas aos efeitos da Revolução Industrial (capitalismo industrial). Na teoria marxista, o socialismo representava a fase intermediária entre o fim do capitalismo e a implantação do comunismo.
O socialismo sugeria uma reforma gradual da sociedade capitalista, demarcando-se do comunismo, que era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada.
Conceitos
O capitalismo, cujo sistema se baseia na propriedade privada dos meios de produção e no mercado liberal, concentrando a riqueza em poucos. É o oposto do sistema socialista onde todos os bens e propriedades particulares seriam de todas as pessoas e haveria repartição do trabalho comum .O que eliminaria as diferenças econômicas entre os indivíduos.

Principais Autores
Socialismo Utópico:
Os precursores conhecidos como criadores do socialismo utópico, foram Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), e Robert Owen (1771-1858), Noël Babeuf (apresentou propostas socialistas sem fundamentação teológica e utópica como alternativa política).

Socialismo Científico
Karl Marx e Friedrich Engels inauguraram um conceito fundado na ideia de que, ao longo da História, as sociedades foram marcadas pelo conflito de classes. Dessa maneira, a sociedade industrial dividia-se em dois grupos principais: de um lado a burguesia, detentora dos meios de produção (máquinas, fábricas e terras); e do outro o proletariado, que vendia sua força de trabalho ao burguês em troca de um salário que o sustentasse.
Karl Marx: um dos principais filósofos do

Relacionados