4073eb27 5615 490c 93ad 3b7656c9b656 1

1729 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

SANDRA Karine Silva Pereira Faria

importância e a função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento da criança.

Divinópolis
2015

SANDRA Karine Silva Pereira Faria

importância e a função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento da criança.

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V .

Profs. Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle e Rosely Montagnini.

Divinópolis
2015

INTRODUÇÃO

Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Toda sala de alfabetização é repleta de obras da Literatura Infantil, pois muitos acreditam que as crianças se sentem atraídas por tal gênero literário. Mas, como trabalhar literatura com crianças? Os teóricos têm discutido muitas questões relativas à Literatura Infantil. Questões que vão desde a conceituação, a concepção da infância e do leitor, a ligação da literatura infantil e a escola, até o caráter literário dessas obras para crianças. O objetivo deste trabalho é conhecer a Literatura Infantil para levá-la para a sala de aula. Para tanto, cabe ao professor conhecer este gênero e as fases de evolução psicológica da criança a fim de lhe proporcionar uma leitura adequada a cada fase de sua vida. Leitura esta que deve ser, antes de tudo, prazerosa para a criança, não somente um instrumento de alfabetização, mas também para a construção de saberes para a vida. Cabe ao professor, por conseguinte, saber

Relacionados