4058471

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
II



UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
ESPECIALIZAÇÃO EM GETÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS











TRABALHO






Trabalho de Aula da Disciplina de
Responsabilidade Social nas organizações
Prof. Ms. Carla Conte Martini






Aluna: Vandreia OdorcickCaxias do Sul
2010
II






1. INTRODUÇÃO

A complexidade dos negócios, a competitividade no mercado atual, faz com que as organizações tendem a investir mais em ações sociais de forma a obter diferenciais neste mercado tão competitivo. É importante observar que este diferencial pode se dar de varias formas, no projeto do produto, na imagem da marca, natecnologia, no pós-venda ou no atendimento, pois com isso a empresa cria condições para cobrar seus preço acima da media de seus concorrentes, obtendo confiabilidade de seus clientes.


2. DESENVOLVIMENTO


Vivemos hoje num mundo de correrias diárias, onde, muitas vezes achamos que não temos tempo para mais nada, mas nos enganamos porque se realmente queremos podemosconseguir tempo. As pessoas costumam falar que não tem tempo para ações sociais, para se engajar em causa da prevenção do meio ambiente, mas se estas pessoas realmente pensarem no que pode acontecer com o mundo e com as pessoas que necessitam desta ajuda porque simplesmente as pessoas se esquivam desses problemas tão presentes em nossas vidas hoje. Se cada um de nós fizesse um pouco já seria muito parao nosso meio ambiente e para as pessoas que precisam de nossa ajuda. A seguir vamos fazer uma relação entre duas empresas, empresas estas que hoje estão realmente engajadas em prol do meio ambiente e também de ações sociais.
De um lado uma das maiores redes varejistas o Walmart, esta empresa até a poucos anos não se importava com questões do meio ambiente, mas em uma tacada de mestrecomo se diz, ou simplesmente porque é a idéia mais inteligente para o futuro, esta iniciou com ações sociais e ações de prevenção do meio ambiente e hoje esta empresa é considerada a empresa sustentável do ano 2009, tem varias ações sociais e principalmente de prevenção do meio ambiente, mas uma que me chamou atenção é a de obrigar os seus fornecedores a pensar mais sobre este assunto tãonecessário, desta maneira impondo com que eles tenham que produzir produtos mais verdes, também teremos mais pessoas engajadas nesta causa. E tem muitas empresas e pessoas que só irão pensar neste assunto quando serão obrigadas a pensar nele, e obrigadas a fazer algo para contribuir, infelizmente muitas empresas e até nós mesmos, só damos a devida importância ao assunto quando fomos obrigados.Outra ação que me chamou atenção no Warmart é as lojas verdes, chamadas de Loja Ecoeficiente, ao chegar na loja o primeiro indicio de preocupação ecológica é a calçada que é feita com material reciclado, na sua composição tem matérias como pneu triturado proveniente de reciclagem, as tintas são a base de água que são menos poluentes e também ajudam a diminuir calor e diminui da temperaturainterna, assim diminuindo a necessidade do ar condicionado, enfim tudo ali é pensado ecologicamente. Ações como estas são muito importantes para assim conseguir aos poucos conscientizar as outras empresas e as pessoas Sá importância de cada um fazer sua parte, só assim podemos ter um mundo melhor. Não é de hoje que os grandes grupos empresariais conseguiram acordar para a importância das ações depreservação ao meio ambiente e ações sociais onde as pessoas que necessitam podem usufruir deste e com isso ter uma qualidade de vida melhor e também onde o consumidor possa se espelhar. Tem muitas empresas que ainda resistem a essas necessidades, mas vai chegar um tempo que terão que decidir e se mobilizar com estas necessidades do mundo.
A Sustentabilidade está deixando de ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!