405493460

1031 palavras 5 páginas
NAP
GESTÃO DE PESSOAS
T-38
SÉRGIO SILVA TAKAHAMA

CONTEÚDO
Comportamentos
As organizações geralmente se pautam por metas e objetivos e, gestão de pessoas tem o objetivo de fazer com que os funcionários da empresa façam bem isto, através de habilidades, políticas, técnicas e métodos.
Dentro de um ambiente de trabalho existe o macroambiente (ex: Legislação) que e sofre influencia de oportunidades e ameaças e microambiente (ex: Metas) influenciado por forças e fraquezas, sendo um incontrolável e o outro controlável, respectivamente.
Para se analisar o comportamento de um individuo, foi criada a janela de Johari, onde temos 4 tipos de
Personalidades:

- Arena: Ideal postura, 100% transparente. Sabendo se expor, uso de bom senso em feedbacks e na forma de relacionamento interpessoal.
- Fachada: Depende do ambiente, possui segredos.
- Mancha Negra: Preza pela timidez.
- Desconhecido: Comportamento incógnito. Sem posicionamento.
Liderança

Saber influenciar de forma positiva outras pessoas, motivando-as em seu ambiente de trabalho é essencial. Função essencial de um líder.
- Líder autocrático: Traz pra si a responsabilidade. Age sozinho. Postura agressiva.
- Líder consultivo: Busca opiniões antes de tomar a decisão final. Pode ganhar a confiança dos empregados, ou pode perder a força da liderança por consultar e nunca considerar as informações.
- Líder participativo: Gostam de empoderar os liderados eliminando a decisão unilateral.

Grupos ou Equipes?
Partindo da máxima “TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE”, pode-se explicar que grupos são focados em trabalhos individualizados possuindo liderança única. Já uma equipe trabalha coletivamente, dividindo tarefas e suas lideranças.
O ápice é levar seus comandados a uma posição de time. Onde o alinhamento estratégico é eficiente, onde todos sabem “remar” para o mesmo lado e, todos funcionam da sua maneira, elevando a

Relacionados