40542667141

1157 palavras 5 páginas
O que é carga tributária?
A cobrança de impostos é, na prática, uma coleta de dinheiro feita pelo governo para pagar suas contas. Uma forma de medir impacto dessa coleta é compará-la com o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma das riquezas produzidas pelo país em um ano. Essa relação entre impostos e PIB é chamado de carga tributária.
No Brasil, a carga tributária é de 35% do PIB.
Isso significa que os cofres públicos recebem um valor que equivale a mais de um terço do que o país produz.
O Brasil tem a carga tributária mais pesada entreos país emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos. Só fica atrás para o bem-estar social europeu, onde o imposto é alto, mas a contrapartida do governo, altíssima. Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexas e inujustas: ao mirar o consumo, penalizar as faixas de menor renda.
Qual seria o modelo ideal de sistema tributário? Especialistas afirmam que a participação o da carga tributaria não devera ultrapassar os 25% do PIB. Dessa forma, atenderia melhor as necessidades de crescimento vegetativo da economia e da infra-estrutura do país. Tributaristas defendem que o país tem de criar uma meta de carga tributária de 15% do PIB dentro de 15 a 20 anos.
E por que isso não acontece no Brasil ?
O país tem uma série de compromissos estabelecidos pela Constituição Federal, como aplicação de limites mínimos de recursos em saúde, educação, segurança, pagamento de seguros desemprego e salário mínimo. Alguns críticos do sistema tributário afirmam que o Brasil optou por ser um estado assistencialista, com o direitos muito evidentes para toda a população, criando a parti dão uma política capaz de dar conta desses gastos públicos através do aumento da tributação.
E qual seria a solução para esse problema?
Para que o estado consiga reduzir a carga tributária, ele precisa de uma melhor gestão dos recursos e de uma redução da corrupção e do empreguismo, que são, para muitos tributaristas, o ralo por onde escoa

Relacionados