404319940175

372 palavras 2 páginas
Características artísticas do movimento Barroco
O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.
OBRAS:
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são : mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.
As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
Literatura:
Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas.
O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos.É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus).
O homem deste período está entre o céu e a Terra. Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela idéia do pecado,então vivia buscando a salvação.
CARACTERÍSTICAS
1-Culto dos contrastes.Presença da antítese. claro/escuro vida/morte tristeza/alegria 2-Pessimismo
3-Intensidade=presença da hipérbole(figura de linguagem caracterizada pelo exagero da expressão)
4-Linguagem muito rebuscada
Teatro:
Quando falamos em Barroco em teatro, podemos associar o termo Classicismo. Ao contrário das Artes Visuais, o Teatro Barroco não é um estilo inicialmente voltado ao cristianismo, como algumas pinturas por exemplo.
Esse período do teatro é uma época em que as tragédia gregas são muitos valorizadas ("Fedra" de Racine é um

Relacionados