404029520132

538 palavras 3 páginas
Jardim botânico em Jundiaí

O Jardim Botânico de Jundiaí Valmor de Souza (JBJ) – SP, inaugurado em 29 de dezembro de 2004, com uma área de 150.000 m², surgiu como uma proposta de recuperação para uma área com longo histórico de degradação. Esta área se apresentava infestada de gramíneas exóticas com algumas árvores isoladas, e ao longo das décadas, sofreu processos antrópicos que aceleraram sua degradação. Entre estes processos destacaram-se as atividades de extrativismo mineral, deposição de resíduos e sucessivos incêndios que modificaram a vegetação natural e causaram danos na vegetação que resistiu.
A proposta inicial visava apenas à implantação de um grande jardim para enriquecer e melhorar a área, mas após discussão técnica com a apresentação da proposta de um Jardim Botânico, esta foi aceita e passou-se a instalação inicial durante um período de dois anos.
O projeto do Jardim Botânico teve como alvo a conservação de espécies nativas da região de Jundiaí, principalmente da Serra do Japi, um dos últimos e mais importantes resquícios de Mata Atlântica do interior paulista. Toda a área do atual Jardim Botânico foi revitalizada. Foram criadas estruturas para atendimento ao público, para exposição e reprodução de plantas, trilhas para caminhadas, cascatas, lagos artificiais, jardins temáticos e foi iniciada a implantação de coleções botânicas. Os Jardins temáticos foram criados em homenagem as diferentes e principais etnias, que através de seus imigrantes, contribuíram para formação e desenvolvimento do município. Hoje o Jardim Botânico conta com um Jardim Japonês, um Jardim Italiano e o Espaço África já implantados, e outros estão previstos como o espanhol, árabe, português e alemão em fase de planejamento.
Além das estruturas citadas foi inaugurada no ano de 2011 uma pista para Caminhada e uma Ciclovia com oito quilômetros de extensão que corta o jardim e interliga o Jardim Botânico ao Parque da Cidade, uma outra área verde de aproximadamente 500.000 metros

Relacionados