402428940132

4958 palavras 20 páginas
Universidade Paulista UNIP
Alphaville
Ciências Biológicas

Produção de biocombustíveis a partir de algas fotossintetizantes|

Alexandre Souza de Lima Andrea Begnini de Almeida Maria de Fátima de Oliveira Vania Saggioro Gagliazzo

Santana de Parnaíba
2012

Produção de biocombustivéis a partir de algas fotossintetizantes|

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Paulista UNIP.|
Orientador: Profª Dr. Lucimar Barbosa|

Santana de Parnaíba
2013

RESUMO

As algas marinhas, espécies de organização muito simples que vivem e realizam sua fotossíntese na água e se alimentam de substâncias inorgânicas, têm cada vez mais aplicações. Não só são utilizadas como alimento, por causa de sua riqueza em vitaminas e minerais, mas também em cosmética, devido a suas propriedades hidratantes, antioxidantes e regeneradoras.

Dentro de alguns anos, os combustíveis ecológicos que colocaremos em nossos veículos realmente poderão levar o rótulo de “verde”: a cor das algas. Já terão dado fruto muitas das pesquisas que estão em andamento no mundo todo, destinadas a utilizar estes vegetais marítimos para produzir diversos combustíveis de origem biológica ou biocombustíveis, como a alternativa aos cada vez mais escassos e caros hidrocarbonetos de origem mineral.

"O oceano cobre 70% da superfície do planeta e sua diversidade biológica é muito superior à que existe na terra", assinala Arturo, para quem "o cultivo de microalgas como fonte para obter biocombustível é uma revolução no âmbito das energias renováveis com capacidade ilimitada de produção".

Os primeiros testes da Biomar para produzir biodiesel foram realizados em laboratório, e depois este cultivo se transferiu para piscinas de 400

Relacionados

Outros Trabalhos Populares