40111250337

1135 palavras 5 páginas
UFF
Faculdade De Direito
Curso- Segurança Pública Disciplina – Teoria do Direito e do Estado Moderno
Aldaci Morais De Souza

Fichamento
Quentin Skinner
“Fundações do Pensamento Político Moderno”

Quentin Robert Duthie Skinner- (Inglaterra, em 26 de novembro de 1940),formação Em Cambrigde,professor em Princeton, Harvard,Cornell,Oxford, e na Ecóle dês Haute de Paris.Tinha como objetivo utilizar os seus textos de teoria política com os de fins da idade média e começo da modernidade.um intuito de iluminar uma história mais ampla,ilustrando um estudo , interpretação e conservação apontando um conceito do estado moderno ,com ideia de ordem legal e constitucional do estado, em que o poder é do estado e o governante conserva.

Maquiavel e sua diferença dos outros escritores:
Homem de Transição entre o mundo antigo e o moderno, ele é republicano e guarda uma matriz clássica, salta para o moderno quando faz um argumento do estado dizendo que o estado é bom quando se mantém, e uma preocupação de como ele é e não como que quer que seja,sendo realista ele separa o racional da moral. Foge dos demais escritores de “Espelhos dos Príncipes” afirmando que a “VIRTÚ” é uma qualidade do governante capaz de fazer a leitura da ocasião de saber como agir e vencer se mantendo no poder.

A Fortuna:
“Sorte” Deusa que permanece ou foge de acordo com a virtú, ele diz que a providência divina se separa da providência da fortuna ,pois não é a previdência divina que define o governante e sim a fortuna.”O homem sábio é o que agi ,mais que não contempla”.
Ex:Considera “Cesar borgia” o mais instruído,que adquiriu seu estado graças a boa fortuna por meio de seu pai e sujeito a perder tudo como uma presa com a malicia da fortuna.
“ Sisto IV” um papa criminoso que restaurou sua autoridade e” Alexandre VI” que a sucedeu, este era por Maquiavel elogiado e exaltado pelo prestigio da utilização do dinheiro público e da forças armadas.O reinado de “Julio II “foi

Relacionados