4 P's

Páginas: 10 (2347 palavras) Publicado: 16 de junho de 2015
INDICE

1.7 ALINHAMENTO ESTRATÉGICO 32
2 MIX DE MARKETING ATUAL 37
2.1 7 P’S 37
4.8 MAPA DE POSICIONAMENTO 103

1.7 Alinhamento estratégico
O alinhamento estratégico é definido com base nas estratégias empresárias, que são as diferentes formas que podemos levar a empresa estudada a atingir seus objetivos estratégicos, utilizando-se principalmente da teoria das 5 forças de Porter, a Matriz deAnsoff e a estratégia competitiva de Westwood.
As estratégias serão abordadas focadas no mercado de cervejas artesanais do Brasil, ambiente e que está inserido a Rasen Bier.
2.4.1 Matriz de Ansoff

A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização. Criada por Igor Ansoff, amatriz leva em consideração o cruzamento de duas variáveis para se traçar o planejamento estratégico de uma empresa. São elas: os produtos e o mercado alvo.


No caso da Rasen Bier, a cervejaria trabalha com quatro rótulos de cerveja já existentes: Pilsen, Ambar, Weiss e Dunken. Seu mercado alvo são consumidores de cerveja premium, que não se importam em gastar um valor mais alto para receberem umacerveja de alta qualidade. Dessa forma, podemos concluir que tanto os produtos ofertados, quanto o mercado alvo visado pela Rasen Bier já existem. Por isso, utilizaremos a estratégia de penetração de mercado.

Penetração de mercado é uma estratégia de crescimento onde a empresa concentra-se na venda de produtos existentes em mercados existentes, com o objetivo de planejar ações e metas a seremseguidas a fim de ganhar marketing share (participação de mercado). É comum que o segmento que a empresa está inserido não se expanda o suficiente para comportar o crescente número de empresas. Neste caso, o ganho de marketing share por parte de uma empresa, implica na perda de participação de mercado por parte do(s) concorrente(s).

Observando as ações da cervejaria nos últimos meses, podemosconsiderar que a Rasen Bier se utiliza atualmente de duas estratégias principais de penetração de mercado: diferenciação e parcerias (colaboração).
No caso da diferenciação, o objetivo é criar um diferencial competitivo que agrega valor, tangível ou intangível, para o cliente final. Podemos citar nesse caso a criação de edições especiais limitadas de cerveja. Por exemplo, a edição de cerveja “Bagual”criada com a intenção de homenagear o Rio Grande do Sul em comemoração a revolução Farroupilha.
É uma cerveja desenvolvida no estilo Brown Ale Americano. Em sua edição de 2013, além de uma nova ilustração do universo gaudério na garrafa, a receita passou pelo processo de Dry Hopping, procedimento aonde se adiciona lúpulo já na fase de fermentação ou na maturação para incrementar o aroma da cervejasem aumentar seu amargor, além de conter lúpulo australiano e aroma sutil de maracujá.
Outro exemplo de diferenciação são os diversos prêmios que as cervejas da Rasen já receberam. Os rótulos “Bagual” e “Dunkel” receberam medalha de ouro em uma competição organizada pela Associação Brasileira de Degustadores de Cerveja.
A cervejaria também se utiliza bastante de parcerias para penetrar seusprodutos no mercado. Diversos eventos, restaurantes e bares, principalmente em Gramado, possuem parceria com a cervejaria, algumas vezes com contrato de exclusividade, outras patrocinando mesas, cadeiras e outros móveis com o logo da Rasen.
Um evento que ocorreu recentemente e que ilustra essa estratégia foi o Premium Festival, uma das principais festas do Festival de Cinema de Gramado de 2014, queteve cerveja Rasen Bier liberada (única marca de cerveja disponível), ao lado de marcas de vodka e champagne conhecidas mundialmente, como Ciroc e Veuve Clicquot.

2.4.2 As cinco forças de Porter

As cinco forças de Porter é um modelo de analise que explica os fatores que influenciam o mercado e que afetam o comportamento de compra. Tem como principais objetivos entender o ambiente competitivo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 4 P'S
  • 4 P'S
  • Os 4 P's
  • 4 P's
  • 4 P's
  • 4 P's
  • 4 p's
  • 4 P's

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!