4 Pilares da Educação

Páginas: 8 (1857 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014
PÓS GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO


Nome: Cleiton Barbosa de Brito


Apresentação


Neste trabalho, apresentará uma reflexão sobre a importância dos Quatro Pilares da Educação, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Nos levando a fazermos uma reflexão séria, sobre o futuro da educação para o próximo século. Fala da educação e de suasobrigações, que cabe a educação dar informações e fórmulas para que o indivíduo possa viver socialmente, e ter material suficiente para a sua sobrevivência.
Para que isso ocorra segundo o autor a educação deve ater-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo, os pilares do conhecimento; aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender aser. Temos que perceber que estas quatro vias do saber, torna-se apenas uma devido ser uma dependente da outra, necessitando sempre de trocas de informações entre elas.
Os dois primeiros Pilares remetem a questões mais específicas sobre processo de produção de conhecimento, enquanto os outros encerram uma dimensão mais ligada à consciência e ao resgate do ser humano.
Acreditamos nanecessidade da educação formal oferecer elementos para que os educandos se desenvolvam nas quatro áreas mencionadas, pois estarão prosseguindo no seu desenvolvimento pessoal para aprender a aprender e aprender a fazer. Estarão, também, buscando na educação elementos que lhes permitam trabalhar em conjunto com outros indivíduos para o crescimento de uma sociedade mais justa.

APRENDER A CONHECER
Não dizrespeito apenas à formação de um repertório de conhecimentos, mas também ao domínio dos instrumentos que levam ao conhecimento.
Para mostrar como devemos aprender a conhecer, o texto diz que este tipo de aprendizagem tem a finalidade e o seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Para isso a educação deverá criar formas para que a escolaridade tenha seu tempoprolongado. Ou seja que o adulto, após concluir seus estudos possa prosseguir com vontade de fazer novos cursos, pesquisa etc., fazendo-o perceber que o aumento do saber o faz compreender melhor o ambiente, sob os seus diversos aspectos, com isso ser mais critico e atualizado. Na criança, desperta-la e aguçá-las para que tenha mais prazer de estudar, mas é essencial que ela possa ter acesso às metodologiascientíficas, com isso possa ser "amiga da ciência". Enfim aprender a conhecer antes de tudo o indivíduo deve aprender a aprender, para isso deverá até o final de sua vida estar sempre atualizado, fazer cursos de especialização da sua profissão exercitar a leitura e as pesquisas pois assim ele terá mais facilidade para encarar todas as situações e com isso ser competitivo dentro da sociedade ondevive. Também o indivíduo deverá exercitar a memória, pois a criança aprende o exercício do pensamento com os pais, depois com os professores. Aprender a conhecer nos remete à necessidade de um conhecimento global e, ao mesmo tempo, à necessidade de desenvolver a habilidade de trabalhar em profundidade um dado número de assuntos.

APRENDER A FAZER
Segundo o texto "Aprender a conhecer e aprender afazer são em larga medida indissociáveis". Porém aprender a fazer tem maior referência com a formação profissional. O indivíduo aprende e põe em prática os seus conhecimentos. Temos que perceber que aprender a fazer não pode ser apenas ensinar o jovem para uma função onde fará uma tarefa material. Para isso deverá o jovem ser sempre atualizado, de acordo com o desenvolvimento industrial.
Danoção de qualificação à noção de competência:
Aqui o autor cita o qual é importante a competência pessoal, principalmente na indústria, especialmente para os operadores e os técnicos. Para a indústria atual as tarefas físicas estão sendo substituídas pôr tarefas mais intelectuais e mais mentais. Para isso é necessário que o trabalhador a cada dia se especialize e se atualize para atender as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação 4 pilares
  • 4 pilares da educaçao
  • Os 4 pilares da educação
  • Resumo dos 4 pilares da educação
  • Os 4 pilares da educação
  • Os 4 pilares da educação
  • 4 Pilares da educação
  • OS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!