4 Pilares da educação

Páginas: 10 (2372 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

Dado que oferecerá meios, nunca antes disponíveis, para a circulação e armazenamento de informações e para a comunicação, o próximo século submeterá a educação a uma dura obrigação que pode aparecer, à primeira vista, quase contrditória. À educação cabe pornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constatemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússolaque permita navegar através dele.
A educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, apreder a viver juntos e aprender a ser.
Mas, em regra geral, o ensino formal orienta-se, essencialmente, se não exclusivamente, para o aprender aconhecer e, em menor escala, para o aprender a fazer. As duas outras aprendizagens dependem, a maior parte das vezes, de circunstâncias aleatórias quando não são tidas, de algum modo, como prolongamento natural das duas primeiras.
Uma nova concepção ampliada de educação devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer seu potencial criativo revelar o tesouro escondido em cadaum de nós.

Aprender a conhecer
Este tipo de aprendizagem que visa não tanto a aquisição de um repertório de saberes codificados, mas antes o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento pode ser considerado como um meio e como uma finalidade da vida humana. Meio, porque se pretende que cada um aprenda a compreender o mundo que o rodeia. Finalidade, porque seu fundamento é o prazer decompreender, de conhecer, de descobrir.
Contudo, como o conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente, torna-se cada vez mais inúltil tentar conhecer tudo e, depois do ensino básico, a omnidisciplinaridade é um engodo. Deve-se, do princípio ao fim do ensino, cultivar, simultaneamente, estas duas tendências. Por outro lado, a formação cultural, cimentos das sociedades no tempo e no espaço, implica aabertura a outros campos do conhecimento e, deste modo, podem operar-se fecundas sinergias entre as disciplinas.
Aprender para conhecer supõe, antes tudo, aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento.
Por outro lado, o exercício da memória é um antídoto necessário contra a submersão pelas informações instantâneas difundidas pelos meios de comunicação social. Seriaperigoso imaginar que a memória pode vir a tornar-se inúltil, devido à enorme capacidade de armazenamento e difusão das informações de que dispomos daqui em diante. É preciso ser, sem dúvida, seletivo na escolha dos dados.
Finalmente, o exercício do pensamento ao qual a criança é iniciada, em primeiro lugar, pelos pais e depois pelos professores, deve comportar avanços e recuos entre o concreto e oabstrato. Também se devem combinar, tanto no ensino como na pesquisa, dois métodos apresentados, muitas vezes, como antagônicos: o método dedutivo por um lado e o indutivo por outro. Um pode ser mais pertinente do que outro, mas na maior parte das vezes o encadeamento do pensamento necessita da combinação dos dois.
A educação primária pode ser considerada bem-sucedida se conseguir trasmitir áspessoas o impulso e as bases que façam com que continuem a aprender ao longo de toda a vida, no trabalho, mas tambem fora dele.

Aprender a fazer
Aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis. Mas a segunda aprendizagem está mais estreitamente ligada à questão da formação profissional: como ensinar o aluno a pôr em prática os seus conhecimentos e, também, comoadaptar a educação ao trabalho futuro quando não se pode prever qual será a sua evolução? É a esta última questão que a Comissão tentará dar respostas mais particularmente.
Convém distinguir, a este propósito, o caso das economias industriais onde domina, ainda em grande escala, o trabalho assalariado do das outras economias onde domina, ainda em grande escala, o trabalho independente ou informal....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação 4 pilares
  • 4 pilares da educaçao
  • Os 4 pilares da educação
  • 4 Pilares da Educação
  • Resumo dos 4 pilares da educação
  • Os 4 pilares da educação
  • Os 4 pilares da educação
  • OS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!