4 Livros E Artigos Professor De Edu Hellip

26711 palavras 107 páginas
LIVROS E ARTIGOS

LIVROS E ARTIGOS
Professor Edmilson Fernandes Doirado
Licenciado em Pedagogia e Educação Física
Especialista em Docência no Ensino Técnico e Superior
Professor de Educação Física Rede Estadual e Municipal

1. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E
DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1998. 3V.

Volume 1
Introdução
A educação infantil vem crescendo de forma intensa tanto no Brasil como no mundo devido à urbanização, a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, uma nova organização familiar e conscientização da importância das experiências na primeira infância, o que faz aumentar a necessidade de instituições que atendam crianças de zero a seis anos.
A partir da Constituição Federal de 1988, a educação infantil em creches e pré-escolas passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, inciso IV). O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, destaca também o direito da criança a este atendimento. Entre ambas é feita apenas pelo critério de faixa etária.
A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade.
Características do referencial curricular nacional para a educação infantil
Este documento traz todas as referências e orientações pedagógicas para a implementação de práticas educativas de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crianças.
Considerando as características afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, devemos oferecer e experiências que contribuam para construção da cidadania e que sigam os seguintes princípios:
• o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
• o direito das crianças a brincar, como forma

Relacionados