4 HISTORIA DA NISSAN

1354 palavras 6 páginas
4 HISTORIA DA NISSAN

A história dos empreendedores e suas conquistas nos mostram que sonhar é imprescindível, mas também que é preciso pensar fora da caixa, isto e, ir além dos sonhos e chegar a sua conquista. Acreditar na capacidade de realizar o leva a criar a própria chance e a visualizar oportunidades onde menos se espera. Não confiar no destino e outra prerrogativa importante para concretizar objetivos.
O caso da Nissan retrata a história de renascimento de uma empresa japonesa que beirava a falência no ano de 1999. a empresa fundada em 1932 em Tóquio, no Japão atuante na indústria automobilística comercializaautomóveis, motores, componentes eletrônicos e comunicações entre outros. “A Nissan já foi a maior montadora japonesa e símbolo da indústria automobilística no país. Era um espécie de General Motors de olho oblíquos, mas encastelou-se em si mesmo e recusou-se a aceitar o desafio da globalização.” Com esta atitude, a situação da empresa em 1999 era desoladora. Nos últimos 26 anos da montadora o resultado da sua política estratégica apresentava uma sucessiva perda de seu mercado consumidor. Ainda com o agravante de prejuízos acumulados desde o exercício do ano de 1932, fruto da combinação dos altos gastos com perda do mercado.
A partir do cenário apresentado é compreensível a surpresa da indústria automobilística, quando em 1999 o suíço Louis Schweitzer, presidente mundial da Renalt, comprou o controle acionário da debilitada Nissan por 5,4 bilhões de dólares. Foi uma atitude audaciosa e arriscada dos franceses, que , se desse certo tornaria a Renalt uma empresa global, caso contrário afundaria em uma crise ainda maior que a Nissan e que poderia interromper a permanência de ambas no mercado.“A saúde financeira da Nissan, devido aos sucessivos prejuízos, é precária. Têm dívidas acumuladas de 13 bilhões de dólares, mesmo depois de vender 35% de seu capital a Renalt francesa.”

5 NISSAN NO MUNDO

A Nissan foi fundada no Japão em 1933 e hoje é reconhecida

Relacionados

  • gestão de processos
    5028 palavras | 21 páginas
  • A ultima musica
    113079 palavras | 453 páginas
  • 2525
    107809 palavras | 432 páginas