4 AULA MEDICAMENTO HOMEOP TICO

1877 palavras 8 páginas
MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO

O medicamento homeopático deve ser compreendido por suas características energéticas, já que não atuam diretamente no organismo por meio de átomos ou moléculas; visa prevenir ou curar por meio de sua capacidade de ativar todo um complexo reativo natural. Para tanto, deve ser diluído e potencializado mediante uma farmacotécnica especial e utilizado de acordo com a lei dos semelhantes.
“Medicamento homeopático é toda apresentação farmacêutica destinada a ser ministrada segundo o princípio da similitude, com finalidade preventiva e terapêutica, obtida pelo método diluições seguidas de sucussões e/ou triturações sucessivas.” (FARMACOPÉIA HOMEOPÁTICA BRASILEIRA II). Assim, não basta que as substâncias originais e as preparações básicas sejam apenas diluídas e potencializadas pelos métodos de dinamização para serem consideradas medicamentos homeopáticos, precisam ter sido previamente testadas no homem sadio, de acordo com os protocolos de experimentação patogenética e utilizadas em conformidade com a lei dos semelhantes.

ORIGEM DO MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO
Os medicamentos homeopáticos provêm dos reinos vegetal, mineral e animal, dos produtos de origem química, farmacêutica e biológica, bem como dos preparados especiais desenvolvidos por Hahnemann. Os fungos (reino fungi), as bactérias (reino monera) e os protozoários (reino protista) também representam importante fonte de matérias-primas empregadas na preparação dos medicamentos homeopáticos e são classificados à parte, já que segundo a moderna classificação dos seres vivos, não pertencem aos reinos animal e vegetal.

REINO VEGETAL É o que fornece o maior número de drogas para a preparação dos medicamentos homeopáticos. A planta poderá ser usada inteira, suas partes, seus produtos extrativos ou de transformação (sarcódios), bem como os seus produtos patológicos (nosódios). É comum encontrarmos extratos, tinturas, cápsulas e chás à base de plantas nas farmácias homeopáticas, contribuindo

Relacionados

  • medicamentos isentos de prescrição
    52758 palavras | 212 páginas