3MHC

1842 palavras 8 páginas
Receptor de células T e complexo principal de histocompatibilidade
Transdução de sinal: comunicação dos receptores para o núcleo da célula
MHC (complexo principal de histocompatiblidade) = HLA (antígeno leucocitário humano)

MHC
Genes MHC foram inicialmente identificados como genes altamente polimórficos que determinavam a compatibilidade dos tecidos entre dois indivíduos. Citocinas como IFN- γ aumentam sua expressão.
Função: apresentação de peptídeos às células T e controle da resposta imune humoral e mediada por células.

Cada molécula de MHC consiste em uma fenda ou sulco extracelular que liga os peptídeos, seguida de um par de domínios, estando ancorada na membrana celular por meio de domínios transmembrana e citoplasmático. Os resíduos de aminoácidos polimórficos das moléculas do MHC estão localizados na fenda de ligação de peptídeos, possuindo somente um sítio de ligação. Os domínios não polimórficos das moléculas de MHC contêm locais de ligação para as moléculas CD4 e CD8 das células T.

Devido ao fato de poderem se ligar a muitos peptídeos diferentes, a ligação é chamada de degenerada. O polimorfismo (formas variáveis presentes em frequências estáveis nos membros da população. São expressos de forma codominante em cada indivíduo, expressando ambos alelos herdados) é determinado na linhagem germinativa e não há mecanismo de recombinação para diversidade. As moléculas de MHC estão ligadas na membrana, sendo que o reconhecimento por células T reconhece o contato célula a célula. Primeiro mecanismo de controle: um peptídeo deve se associar a uma molécula de MHC para gerar uma resposta imune.

Tipos
Classe I: encontrado em todas as células nucleadas (exceto em eritrócitos)
Classe II: encontrado somente em APCs profissionais (que também apresentam MHC de classe I)
APCs profissionais: células dendríticas, macrófagos e células B
Classe III: alguns componentes do complemento e proteínas de transporte

MHC classe I

Estrutura

Possui duas cadeias polipeptídicas

Relacionados