3ewqrqw

604 palavras 3 páginas
As experiências de Mendel

Bernardo José Pinto Morais
Nº28 9ºG

Introdução
Desde os tempos mais remotos o homem tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração de seres da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele ,etc…eram transmitidas dos pais para os descendentes. Assim, com certeza, uma cadela quando cruzar com um cão, irá originar um filhote com características de um cão e nunca de um gato. Mas por quê? Mendel, monge e botânico austríaco de origem tcheca, foi o primeiro a demonstrar que não existe herança por combinação, os caracteres permanecem diferenciados e intatos.

Biografia

Gregor Johann Mendel foi um monge agostiano, botânico e meteorologista austríaco, nasceu em Heizendorf, em 20 de julho de 1822, e faleceu em 6 de janeiro de 1884. Tirou grande proveito dos jardins do mosteiro, no qual era supervisor. De 1843 a 1854, fora professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, onde se dedicou ao estudo do cruzamento entre espécies de vegetais e pequenos animais.
Realizou análise matemática durante sete anos, e ao descobrir a variação genética e o aspeto das plantas, tornou-se reconhecido como o pai da genética. Em 1865, em dois encontros da Sociedade de História de Brno, apresentou as leis da hereditariedade, conhecidas como Leis de Mendel.
Abandonou as pesquisas devido as tarefas religiosas ao se tornar reitor do convento, terminou sua vida fora dos holofotes científicos. Faleceu no antigo Império Austro-Húngaro, atual República Checa, após doença renal crônica.

O TRABALHO DE MENDEL

Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido sua metodologia científica de matemática aplicada e ao material escolhido.

MATERIAL ESCOLHIDO

Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia

Relacionados