3ed9a93f Fbce 488c 857d E2eb2db8d8ca

1586 palavras 7 páginas
Resumo
O artigo desenvolve a questão de como o desenvolvimento sustentável tem sido assunto em várias instituições privadas, públicas e, inclusive, em âmbito internacional, devido à importância na criação de projetos que visam à sustentabilidade. Essa nova tendência influencia e impõe mudanças nos panoramas empresarias no que diz respeito ao padrão de concorrência e competitividade. Neste artigo há conceitos, princípios e objetivos que refere-se a importância da propagação do desenvolvimento sustentável e sustentabilidade social corporativa através das quebras de paradigmas das organizações.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Organizações. Sociedade. Meio Ambiente.

1 INTRODUÇÃO
Durante uma boa parte do século XX, após a Revolução Industrial as empresas tinham uma linha de pensamento capitalista, no qual buscavam a maximização de lucros e a diminuição de custos. Ignoravam portanto os impactos que causavam, diretamente ou indiretamente no meio ambiente com a justificativa de que era necessário para o desenvolvimento econômico e aumento de qualidade de vida.
Tal pensamento perdurou até o início dos anos 70, quando passaram a surgir indagações e constatações dos impactos causados no meio ambiente. Surgiram movimentos para causar mudanças na forma de desenvolvimento, expondo a necessidade de que o mesmo fosse sustentável, gerando equilíbrio entre a dimensão econômica e as questões ambientais e sociais.

2 DESENVOLVIMENTO
As mudanças econômicas, sociais e ambientais dos últimos anos, observadas principalmente a partir da dinâmica capitalista como, por exemplo, o desenvolvimento da tecnologia e das comunicações ou as preocupações com a biodiversidade, têm cunhado uma geração de consumidores imediatistas, que por terem mais acesso à informação se tornam mais críticos e participativos em relação ao papel das organizações na sociedade.
Diante da frase do microbiólogo francês René

Relacionados