3BF2F344 0CFD 4AA7 AF49 F2489332E35E

1925 palavras 8 páginas
Escola:
Ciências Jurídicas e Sociais
Curso:
Direito
Professora:
Dra. Patrícia Cabral de Arruda
Unidade:
Sobradinho

Disciplina
Código
Pré-Requisito
Carga Horária
Período
Período Ministrado
Antropologia Jurídica
D - 101
-
40h
1º sem.
1º/2015
Ementa
O Direito como cultura. Ideias preliminares sobre Antropologia Jurídica. Encontro dos saberes antropológicos e do Direito. Um olhar antropológico à norma jurídica e sua aplicação em culturas específicas. A troca como fundamento da constituição da sociedade e sua regulação através da lei. Lei e diversidade cultural. A evolução humana como processo bio-cultural: o inato e o adquirido.
Contribuição para o perfil do egresso
A Antropologia Jurídica é crucial para que o aluno observe com olhar crítico o mundo jurídico, buscando estabelecer possibilidades de resolução de problemas com habilidades específicas, com olhar científico, atuando de forma comprometida, competente, linear com as perspectivas educacionais.
Nesses termos é também importante a demonstração da construção de um ciclo contínuo de aprendizagem, trabalhando a interdisciplinaridade, utilizando os meios tecnológicos e refletindo a prática e a teoria num trabalho conjunto de construção de autonomia intelectual e moral.
Objetivos

Ao término do semestre, a disciplina Antropologia Jurídica deverá ter contribuído para que o aluno do curso de Direito atinja aos seguintes objetivos:
Objetivo geral:
Analisar e interpretar a realidade social em suas dimensões antropológicas, possibilitando uma compreensão crítica do ser humano em sua relação com a herança cultural e as constantes transformações da sociedade, desenvolvendo a concepção de cultura como construção simbólica.

Objetivos específicos:

Conhecer o histórico da Antropologia Jurídica;
Compreender os aspectos gerais que norteiam a utilização dessa ciência na área do Direito;
Desenvolver um pensamento crítico pautado no conhecimento científico, e da Cultura;
Perceber a importância das abordagens antropológicas na

Relacionados