399453210116

782 palavras 4 páginas
FACULDADE ANHAGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE I – CURSO DE PEDAGOGIA

Didática

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Didática do Curso de Pedagogia, apresentado à Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob a orientação da Professora Maria Clotilde Bastos.

Publico alvo
Alunos do infantil II, 5 e 6 anos

Perfil da Turma
Uma sala com 18 alunos, com faixa etária de 5 e 6 anos, sendo todas as crianças bem agitadas, curiosas, sapecas, com muito interesse. Uma sala com possibilidade para ser trabalhada em grupo ou em dupla , com recursos como lousa, cartazes, experiências, brinquedos, livros, radio, etc.

Tema da aula
Ciclo da água

Justificativa
O tema água atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar. Com essa aula vamos mostrar a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional como, por exemplo, explicar que mesmo sendo crianças podem ajudar a economizar água e como eles devem fazer para isso acontecer; pois todos sabem que praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso, outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água.
O tema Água foi escolhido por ser um assunto que faz parte da vida cotidiana de cada crianças e pela variedade de atividades que pode ser feita para despertar o interesse e a criatividade dos alunos.

Objetivos da aula
Conscientização para a economia de agua;
Desenvolvimento de trabalho em grupo;
Criatividade de cada criança ao realizar as atividades;

Conteúdo previsto
Leitura do livro Ciclo da água;
Visualização do vídeo A turma da Clarinha e o ciclo da água.

Procedimento de ensino
No primeiro momento, enquanto todos chegam, as crianças poderão escolher livremente com o que brincar. Após este período fazer uma roda de conversa e

Relacionados