39837810203015

386 palavras 2 páginas
Em relação aos trabalhos em espaços confinados, que são frequentes nas usinas sucroalcooleiras, pode-se afirmar que a preocupação maior de toda uma organização deve ser a segurança e a saúde de todos os seus trabalhadores.
Devem estar resguardados dos possíveis acidentes que possam ocorrer no local de trabalho, em especial nos espaços confinados, onde a incidência de riscos de doenças e morte é extremamente elevada.
O empregador deve desempenhar importantíssimo papel na promoção da saúde e segurança do trabalhador, seguindo as regras que a NR 33 lhe atribui tais como, a inspeção dos riscos no local de trabalho, capacitação e treinamentos específicos, exames médicos e psicológicos e fornecimento de todos os EPI’s e EPC’s imprescindíveis a esse trabalho, prestar socorro e resgate dos trabalhadores, caso necessário.
Dessa forma, foram realizadas na usina, palestras, reuniões de integrantes da CIPA e dos SESMT, cursos de capacitação para os trabalhadores envolvidos nos espaços confinados, aplicação de sinalização de segurança, avaliação e aplicação dos EPI´s e EPC’s adequados a cada risco, treinamento da equipe de resgate e salvamento, a fim de orientar e delimitar os deveres e responsabilidades de todos os envolvidos.
Para a execução de um trabalho seguro, deve haver a colaboração de todos, pois em se tratando de espaços confinados, a vida e a saúde do trabalhador estarão ameaçadas se não respeitados, com cautela, todos os procedimentos, pois a exposição aos riscos químicos, biológicos, físicos, mecânicos ou a falta de oxigênio, pode acabar com sua vida em segundos.
O empregador não é o único responsável. É também dever do trabalhador a conscientização quanto aos perigos que estes trabalhos apresentam, cabendo a ele utilizar todos os EPI’s indicados, e agir conforme as orientações da NR 33 e dos profissionais dos SESMT.
Com a realização de todas as atividades propostas, obteve-se um excelente resultado, pois os espaços confinados da usina foram analisados e

Relacionados