398053930167

280 palavras 2 páginas
3.3 - A rádio na opinião dos ouvintes
(Arthur Valim e Raoni Reis - RA: 2013081 e 3913121)

Segundo a pesquisa de campo feita com 154 ouvintes no centro da cidade de Bragança Paulista/SP, onde está localizada a rádio comunitária O Caminho FM, os jovens lideram em número de ouvintes da rádio, sendo equilibrado entre os gêneros masculino e feminino. Metade possui uma renda acima de dois salários mínimos, porém apenas um décimo dos entrevistados tem o ensino superior completo, conforme os gráficos abaixo:

Houve alguns conflitos entre os resultados da pesquisa e as informações passadas pela rádio. O número de ouvintes que a rádio afirma ter é maior do que o resultado da pesquisa. Um terço dos entrevistados não conhece a rádio. A opinião dos ouvintes ficou dividida a respeito da veiculação de propagandas na rádio comercial e comunitária. Metade respondeu que a veiculação na rádio comunitária é menor, já a outra metade diz que a veiculação é igual. E apenas 6% disse que a veiculação é maior. Pelo menos um quinto dos ouvintes, afirmou que já foi transmitida a propaganda eleitoral de algum candidato político. Como a pesquisa foi feita em ano eleitoral e pós-eleição, é necessário avaliar a veracidade das informações obtidas. Lembrando que a rádio comunitária – como organização sem fins lucrativos – não pode transmitir publicidades comerciais, ter envolvimento de entidades políticas partidárias, religiosas, financeiras e familiares. A única fonte de renda que a rádio pode utilizar é de apoios culturais.

Contudo, a pesquisa mostrou que a rádio comunitária O Caminho FM exerce sua função social, promovendo eventos para a comunidade, ajudando os seus ouvintes a exercer os seus direitos e transmitindo uma mensagem de fácil entendimento.

Relacionados