397612840 Dirceu

1181 palavras 5 páginas
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO À FADIGA E À CORROSÃO-FADIGA DE JUNTAS SOLDADAS DA LIGA INCONEL 625 TESTADA PARA USO EM PLATAFORMAS OFF-SHORE

RESUMO

Estudou-se neste trabalho o comportamento a fadiga e a corrosão-fadiga de juntas soldadas de Inconel 625 que podem ser empregadas em plataformas off- shore como alimentadores.
Um dos pontos mais susceptíveis a sofrer esses processos de degradação é a solda circunferencial entre os tubos, uma vez que são geradas tensões devido ao processo de soldagem, e fluem no interior destes, elementos agressivos como cloretos, gás carbônico, entre outros.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de tecnologia para a perfuração e produção de petróleo em plataformas “off-shore” em águas profundas em condições adversas, leva à necessidade de estudos buscando o desenvolvimento de novos materiais ou realizando novas avaliações para diferentes situações, dos materiais já existentes. A liga de alto níquel (Inconel 625) poderia ser empregada como material estrutural sofrendo ação de esforços estáticos como seu próprio peso, que quando associados ao meio corrosivo (água do mar do lado externo e produtos contendo além do petróleo, cloretos, pH baixo, gás carbônico e possivelmente bactérias do lado interno ), podem conduzir, entre outras formas de corrosão, à corrosão-fadiga. As soldas circunferenciais entre os tubos aparecem como uma região crítica para o surgimento desse tipo de degradação, tanto pela presença de defeitos inerentes a este processo de fabricação como também devido às tensões residuais de soldagem que podem conjuntamente com as demais tensões, concentrar a degradação nesses pontos.
A presença de hidrogênio no interior desse material pode alterar o seu comportamento modificando as suas propriedades mecânicas, podendo a liga sofrer fraturas frágeis inesperadas, dependendo de certas características do material, do meio e do teor de hidrogênio absorvido.

Uma das formas habituais de prevenir a corrosão da estrutura

Relacionados