39729905886

1136 palavras 5 páginas
Precursores da Teoria Econômica

Na antiguidade as primeiras referências sobre a economia apareceram no trabalho de Aristóteles em seus estudos sobre aspectos na administração privada e sobre finanças públicas.
Durante o século XIX, a ciência econômica era conhecida como economia política. Designação que veio a desaparecer a partir do século XX.
A partir do século XVI foi visualizado o nascimento da primeira escola econômica, o mercantilismo. Apesar de não significar um conjunto técnico, o mercantilismo tinha que se preocupar com alguns excessos de riquezas de uma nação, tinha como obrigação de repor comércios exterior e entesourar riquezas, a maior quantidade de metais tinha uma grande importância e apareciam relatos mais divulgados sobre moedas, naquela época considerava-se o governo que tivesse o maior estoque de metais preciosos seria o mais forte e poderoso, por causa disso a política mercantilista acabou criando guerras e manteve a poderosa e constante presença do estado em assuntos econômicos.
No século XVIII a escola fisiocracia elaborou alguns trabalhos importantes os fisiocratas achavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma lei natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais. Entres esses trabalhos o que foi de maior destaque foi o do Dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique ele foi o primeiro a dividir a economia em setores mostrando a relação entre eles.
Na verdade, a fisiocracia só surgiu por causa de uma reação ao mercantilismo, a fisiocracia sugeria que eram desnecessárias algumas normas do governo, pois a lei da natureza era mais forte e tudo que fosse contra ela seria derrotado. Para os fisiocratas a riqueza se consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.
Os Clássicos
Adam Smith já era um renomado professor quando publicou sua obra a riqueza das nações em 1776, o livro e um tratado muito abrangente que fala sobre

Relacionados