397-207-708-48

Páginas: 3 (506 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
ENEM 2010: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana
Oi, pessoal!

Conforme prometido no último post – e atendendo a pedidos – aqui está uma redação pronta com o tema do ENEM deste ano: “OTrabalho na Construção da Dignidade Humana“. Lembrem-se de que este texto não é um “gabarito” (um conceito turvo no que diz respeito a redação), mas pode ser considerado como uma possibilidade entrevárias de argumentação. Continuem enviando suas sugestões de temas!

VALORES CIRCUNSTANCIAIS

Na atualidade, estamos cercados de clichês do tipo “o trabalho enobrece o homem”. Se, de fato, o dogmaestabelecido é aquele que diz que que precisamos estudar, entrar em uma boa universidade e conseguir um bom emprego, deveríamos acreditar nessas máximas. Entretanto, as circunstâncias ditam, por vezes, ocontrário,e nem sempre o trabalho é capaz de construir a dignidade humana por si só.

Primeiramente, é necessário analisar como existem, não só na sociedade contemporânea, mas ao longo da história,casos constantes de negação do trabalho na edificação dessa dignidade. Durante séculos, a escravidão foi uma realidade em todo o mundo, e no Brasil ela se perpetuou por muito tempo. Ainda, não se podedizer que foi extinta, já que existem casos da mesma hoje em nosso país, o que compromete diretamente os direitos humanos ao tratar pessoas como objetos. Além disso, no presente, casos de corrupção, edo famoso “ganhar dinheiro fácil”, passam a idéia de que trabalhar para obtenção de algo pode não ser o caminho.

Além disso, no contexto capitalista circundante, o mercado de trabalho é altamentecompetitivo. Na falta de uma educação de base de qualidade, aqueles menos abastados têm pouca ou nenhuma chance de alcançar o ensino superior e, então, lutar por um bom emprego. Dessa forma, muitosoptam por caminhos alternativos, como o trabalho irregular e, muitas vezes, o crime, para sobreviver. A falta de oportunidades para todos maximiza alguns sérios problemas urbanos, e compromete a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 48
  • 054.905.678-48
  • 20197402/48
  • Boleto 48
  • 313506702/48
  • altistat 48
  • 112825802/48
  • resenha as 48 leis do poder

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!