395352040159

1428 palavras 6 páginas
PESO E BALANCEAMENTO DE AERONAVES

A principal finalidade do controle de peso e balanceamento de uma aeronave é a segurança de voo, e a segunda finalidade desse controle é aumentar a eficiência de voo, pois uma aeronave com o balanceamento incorreto, fica com sua estabilidade e sua manobrabilidade comprometidas. Problemas de peso e balanceamento são baseados na Lei Física da alavanca. Esta lei diz que uma alavanca está balanceada quando o peso de uma lado do ponto de apoio for multiplicado pelo seu braço, será igual ao peso do lado oposto multiplicado pelo seu braço. Em outras palavras, a alavanca estará balanceada quando a soma algébrica dos momentos em torno do ponto de apoio for ZERO. Atualmente as aeronaves modernas são projetadas de forma que se todos assentos estiverem ocupados, toda bagagem permitida pelo compartimento do bagageiro for carregada e todos tanques de combustível estiverem cheios, a aeronave estará brutalmente sobrecarregada. Este tipo de projeto exige do piloto ter uma grande consideração para as necessidades da viagem. Se for exigido MÁXIMO ALCANCE, ocupantes ou bagagem deve ser deixada para trás, ou se a CARGA MÁXIMA for carregada, o ALCANCE, o qual é imposto pela quantidade de COMBUSTÍVEL a bordo, deve ser reduzido. Para melhor compreensão de peso e balanceamento de aeronaves, alguns termos devem ser aprendidos:

DATUM : é um plano (linha) imaginário perpendicular ao eixo longitudinal, que normalmente fica a frente do nariz da aeronave, mais o fabricante da aeronave pode determinar qualquer localização para ela.

BRAÇO : é o termo, usualmente medido em polegadas e é a distância entre um objeto qualquer na aeronave e o plano (linha) DATUM.
Os braços que estiverem à frente e à esquerda da DATUM, são NEGATIVOS.
Os braços que estiverem localizados atrás e à direita da DATUM, são POSITIVOS.
Quando a DATUM estiver na frente da aeronave, todos BRAÇOS são POSITIVOS e os erros de cálculos são minimizados

CG : centro de gravidade

Relacionados