395241700175

2039 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

RELATÓRIO
MEDIDA EXPERIMENTAL DE TEMPERATURA

Larissa Ferraz Felipe Santos
24608

ITAJUBÁ
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

RELATÓRIO
MEDIDA EXPERIMENTAL DE TEMPERATURA

Relatório desenvolvido como forma de avaliação parcial da composição da primeira nota da matéria de
Termodinâmica ministrada pela
Professora Dra. Lucilene Rodrigues.

Larissa Ferraz Felipe Santos
24608

ITAJUBÁ
2014
1-Introdução
Em termos qualitativos, a temperatura é determinada pela sensação de calor ou frio que temos ao tocar algo. Em termos técnicos, a temperatura é a medida da energia cinética média das partículas de uma amostra de matéria, expressa em unidades de uma escala graduada padronizada. Você pode medir a temperatura por muitas maneiras diferentes, usando equipamentos de diferentes preços e especificações de exatidão. Medir a temperatura é algo necessário e de acordo com o que se visa fazer com base nessa temperatura faz-se necessário a utilização e determinado instrumento de medição, assim para determinados fins não é necessário tanta precisão, mas para outros este fator pode ser decisivo.
A medição de temperatura é, portanto essencial para o estudo e análise de diversos processos industriais, de geração de energia e outras diversas áreas. A partir da medição, podem-se detectar problemas no processo, podem-se estudar maneiras de aumentar a eficiência do mesmo, dentre outros pontos importantes.
Sendo assim, é de grande importância para um engenheiro ter conhecimento e dominar as diferentes maneiras de se executar uma medição de temperatura, além de conhecer as especificidades de cada tipo de medição, para que tenha a capacidade de escolher a melhor maneira de executar estas medições no seu dia-a-dia profissional.
Foram abordados neste relatório diferentes instrumentos para medição de temperatura, sendo esclarecido de forma

Relacionados