392852910/40

3871 palavras 16 páginas
INGLÊS
Provas Comentadas • Inglês • 2ª Fase 1
INTRODUÇÃO
A Prova de Inglês do Vestibular Unicamp 2011 procurou, como é de praxe, aferir o desempenho de leitura em língua inglesa por parte dos candidatos. Assim sendo, essa prova não buscou verificar a capacidade de produção de textos em inglês nem testar conhecimentos do funcionamento gramatical dessa língua desvinculados do contexto. A prova compreendeu questões elaboradas a partir de textos que variavam quanto à extensão, origem, tema e complexidade. Os textos selecionados incluíram dois cartuns, um pequeno poema de Robert Frost, dois pôsteres e três textos dissertativos sobre temas variados: um tema de interesse geral (o poder terapêutico do riso e do bom humor), um tema da atualidade (o cólera no Haiti) e um tema científico (a publicação de Origins of Species de Charles Darwin).
Apresentamos, a seguir, cada uma das questões propostas, as respostas esperadas e uma breve análise do desempenho geral dos candidatos. Exemplos de respostas efetivamente dadas foram selecionados para ilustrar comentários mais específicos. [Nossa expectativa é que a leitura do que segue possa contribuir para que os futuros interessados em ingressar em nossa universidade compreendam adequadamente o que propõe a Prova de Inglês do Vestibular Unicamp.]
Questão 19
(1) (2)
a) No que reside a ironia do primeiro cartum?
b) O humor do segundo cartum deriva de uma contradição. Que contradição é essa?
Resposta Esperada
a) (2 pontos)
A ironia reside no fato de o personagem estar anunciando uma notícia sobre o desaparecimento dos jornais norte-americanos e pedindo que as pessoas leiam sobre essa matéria on-line.
b) (2 pontos)
A personagem fornece todo tipo de informações pessoais nas redes sociais virtuais e espera que essas informações sejam mantidas em sigilo.
(Adaptado de David Fitzsimmons, The Arizona Star,
20/03/2009.)
(Adaptado de Mike Keefe, The Denver Post, 26/05/2010.)
INGLÊS
Provas Comentadas • Inglês • 2ª

Relacionados