3924 13431 1 PB

3526 palavras 15 páginas
Anais Artigos

RASPAGEM E ALISAMENTO RADICULAR EM CAMPO
ABERTO COMO ALTERNATIVA DE TRATAMENTO PARA
LESÕES DE FURCA GRAU III: UM RELATO DE CASO
Autores: LANZZARIN, Catiucia; ZANON, Larissa
Orientadores: BERWIG, Ana Cristina; AMARAL, Roberto César;
HACK-COMUNELLO, Soraia Mariá; CECCONELLO, Rodrigo;
DÉA, Bruna de; DALLANORA, Lea F.

RESUMO
A doença periodontal nos dentes posteriores pode levar a lesões de furca de diferentes graus.
A lesão de furca grau III é a mais severa e de difícil tratamento, apresentando um desafio para a resolução e restabelecimento da saúde periodontal. O tratamento conservador não cirúrgico nem sempre apresenta bons resultados em virtude da dificuldade de acesso e anatomia da região para o desbridamento e desinfecção da raiz. Para isso pode se optar por um tratamento cirúrgico, por meio da confecção de um retalho mucoperiósteo para facilitar o acesso para a raspagem e alisamento radicular desta área, assim como a plastia da furca e conformação da área para possibilitar a higienização pelo paciente. No presente estudo foi relatado um caso de lesão de furca grau III, tratada pela técnica de raspagem a campo aberto associado à motivação de higiene oral do paciente, visando à manutenção do elemento dental em boca.
Palavras-chave: Periodontia. Defeitos da furca. Tratamento.
1 INTRODUÇÃO
A doença periodontal desenvolve-se por intermédio de um quadro clínico e histológico de inflamação frente à presença de biofilme patogênico na cavidade oral e apresenta perda de inserção e formação de bolsa periodontal. Se não diagnosticada e tratada efetivamente, tem progressão crônica até a perda de todo osso que suporta o elemento dental (CARRANZA, 2007).
Em dentes com anatomia radicular complexa, como os molares, o tratamento torna-se mais difícil, especialmente quando têm envolvimento de furca, onde o acesso para a raspagem subgengival é restrito (LOOS et al., 1988). Nestes casos a progressão da doença periodontal é facilitada (NORDLAND et al., 1987).
De

Relacionados

  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas