391095730116

1414 palavras 6 páginas
Este texto tem como objetivo descrever alguns fatores importantes no desenvolvimento humano e, demonstrar de que forma estes exercem sua influência. Os fatores são divididos em internos – a hereditariedade e a maturação – e externos – meio ambiente. O desenvolvimento humano aqui referido vem dizer da “estrutura física, o comportamento e funcionamento mental” (DAVIDOFF, 2001 p. 419), estudado pela psicologia do desenvolvimento.
Com o argumento de que não devemos confundir a criança com um adulto em miniatura, a autora Ana Bock (1999) demonstra em seu texto a importância do estudo do desenvolvimento humano. É necessário conhecer as características comuns de cada faixa etária e reconhecer a individualidade do sujeito para adquirir aptidão na observação e interpretação do comportamento.
Na observação do processo de desenvolvimento humano, era costume dos psicólogos do desenvolvimento observar apenas crianças em fase de crescimento, porém, atualmente estes reconhecem que o desenvolvimento estende-se por toda a vida e por esse motivo passaram a investigar todas as fases da vida humana. Observando também alguns fatores que mais influenciam esse desenvolvimento.
Os fatores influentes, tanto internos quanto externos, estão em constante relação. Internamente estão a hereditariedade, que se caracteriza pelo conjunto de características genéticas transmitidas de pai para filhos e a maturação, que se refere aos padrões comportamentais decorrentes e dependentes do desenvolvimento físico e genético do sujeito. Externamente está o meio ambiente, referente a tudo aquilo que é assimilado pelo sujeito por meio dos órgãos sensoriais, como alimentos, as relações sociais e algumas substâncias químicas que podem alterar o curso de sua vida.
A hereditariedade tem uma influência relevante no processo de desenvolvimento do ser humano, nos últimos anos, o estudo desse fator tem se tornado uma área de grande interesse para os pesquisadores, a chamada “genética do comportamento”. As

Relacionados