39006889822

1314 palavras 6 páginas
RESUMO – AGREGADOS

1

1. DEFINIÇÃO  São fragmentos de rochas, popularmente denominados “pedras” e “areias”. Material granular, sem forma ou volume definido, geralmente inerte1.

Profº Willyams Mello São Paulo, 2011

RESUMO – AGREGADOS
2. CLASSIFICAÇÃO QUANTO À ORIGEM

2

2.1. QUANTO À ORIGEM  Naturais, encontrados na natureza já preparados para o uso sem outro beneficiamento que não sejam a lavagem (quando for o caso, sua classificação granulométrica, geralmente, é feita por peneiramento), como, por exemplo, areia de rio, pedregulho, areia de cava, etc.;  Britados, submetidos a processo de cominuição, geralmente por britagem, para que possam se adequar ao uso como agregados para concreto, como pedra britada, pedrisco, pedregulho britado, etc.,  Artificiais, derivadas de processos industriais, tais como argila expandida e pelotizada, etc.,

1

não sofre reações químicas.  Reciclados que podem ser resíduos industriais granulares que tenham propriedades adequadas ao uso como agregado ou proveniente do

beneficiamento de entulho de construção ou demolição selecionado para esta aplicação. Ex. entulho de construção/demolição, etc.

2.2 QUANTO ÀS DIMENSÕES  Miúdo (passa pela # 4,8 mm e fica retido na # 0,075 mm);  Graúdo (passa na peneira # 152 mm e fica retido na # 4,8 mm).

Profº Willyams Mello São Paulo, 2011

RESUMO – AGREGADOS

3

2.3 QUANTO À MASSA UNITÁRIA  Leves:  1000 Kg/m3;  Normais: entre 1000 e 2000 Kg/m3;  Pesados:  2000 Kg/m3

3. IMPORTÂNCIA  ocupa aproximadamente 70% do volume do concreto;  dos materiais constituintes do concreto o agregado é o menos homogêneo. obs.: justificam o controle tecnológico dos agregados.

Profº Willyams Mello São Paulo, 2011

RESUMO – AGREGADOS
4. FUNÇÕES  função econômica  redução de custos  redução do consumo de aglomerante

4

 funções técnicas   redução da retração; aumento da resistência à abrasão.

5. OBTENÇÃO  conhecimento da região;  grandes obras 

Relacionados