390.728.888-20

11362 palavras 46 páginas
APOSTILA DE CUSTOS

Prof. Ms. José João de Melo (Jota)
Curso : Tecnologia em Logística

Atualmente, controlar e reduzir custos, formar corretamente os preços de venda dos bens e serviços e arquitetar a estrutura operacional formam a receita básica para o sucesso e a sobrevivência de uma empresa. Se, por um lado, as empresas necessitam de cortes de gastos para oferecer preços mais acessíveis do que a concorrência, sem deixar de lado a qualidade dos serviços ou produtos, por outro lado a contabilidade gerencial pode prestar grande auxílio às organizações prestadores de serviços no que tange a gestão de custos. A disciplina de Custos tem o intuito de oferecer uma contribuição, ainda que modesta, aos estudantes para que eles possam ter conhecimento de formação de preços dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

Terminologia em estudo

Faremos aqui algumas considerações sobre alguns termos que serão abordados no decorrer do curso e que são utilizados por profissionais da área de Custos. Esses termos são: Desembolso, gasto, investimento, custo, despesa, perda e desperdício.
- Desembolso é todo valor que a empresa paga resultante da aquisição de um produto ou serviço.
- Gasto é a aquisição de um bem ou de um serviço que vai originar um desembolso da empresa. Devido à grande amplitude, os gastos são classificados em alguns elementos fundamentais para nosso entendimento: Investimento, custo, despesa, perda e desperdício.
- Investimento é todo gasto ocorrido na aquisição de bens que serão estocados pela empresa até o momento da sua utilização, isto é, do seu consumo. Também são considerados investimentos os valores que a empresa gasta na aquisição de bens patrimoniais, como máquinas, equipamentos, instalações etc. Os investimentos sofrem depreciações, as quais se caracterizam como a desvalorização pelo uso, obsolescência e outras razões. São exemplos de investimentos: Compra de um imóvel para utilização da empresa; aquisição de móveis e

Relacionados