38Estratagemas da Dialética Eristica

1907 palavras 8 páginas
Estratagemas

1. Ampliação Indevida.
Levar a proposição do seu oponente além dos seus limites naturais, exagerando-a. Quanto mais geral a declaração do seu oponente se torna, mais objeções você pode encontrar contra ela, quanto mais restritas as suas próprias proposições permanecem, mais fáceis elas são de defender.

2. Homonímia Sutil.
Dois conceitos designados pela mesma palavra, usar significados diferentes das palavras do seu oponente para que assim possa refutar a argumentação dele.

3. Mudança de Modo.
Tomar de modo absoluto o que foi dito de modo relativo, ignorar a proposição de seu oponente destinada a referir-se a alguma coisa em particular e fazer o contrario compreendendo-a em diversos sentidos e em seguida refute-a, atacando algo diferente do que foi dito.

4. Pré-silogismos.
Premissas diversas e confusas com o fim de mascarar o verdadeiro objetivo. Oculte a sua conclusão do seu oponente ate o ultimo momento. Faça com que seu oponente concorde com suas premissas em nenhuma ordem definida, ocultar do oponente o seu objetivo ate que tenha todas as admissões dele necessárias para atingir o seu objetivo manipulando a opinião dele.

5. Uso Intencional de Premissas Falsas.
Use as crenças de seu oponente contra ele. Se o seu oponente recusa-se a aceitar as suas premissas, então use as próprias premissas dele a seu favor.

6. Petição de Principio Oculta.
Postular o que se deseja comprovar, deixar as questões confusas mudando as palavras do componente ou aquelo que ele está procurando provar, sempre usando expressões diferentes.

7. Perguntas em Desordem.
Muitas perguntas de modo pormenorizado, ocultando o que se quer admitir, declare a sua proposição e demonstre a verdade dela fazendo ao oponente diversas perguntas, você pode ocultar aquelo que está tentando fazer com que seu oponente admita, então você avança o argumento a partir de uma admissão do oponente.

8. Encolerizar o adversário.
Ser injusto, provocar raiva no adversário,

Relacionados