3885403023

Páginas: 7 (1586 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
EIXO IV

Bioma Amazônia: ocupa metade do território brasileiro e mais oito países sul-americanos, coberta pela maior floresta do planeta. Possui três tipos de vegetação, classificadas de acordo com a proximidade em relação aos rios:
Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetalvariável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.







Pantanal: área plana dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do sul e também se estendeà Bolívia e ao Paraguai. Nesse bioma vive uma grande quantidade de peixe e de aves que se alimentam deles como os tuiuiús. O aguapé planta aquática que é utilizada para alimentar o gado. Principal ameaça desse bioma é a pesca predatória.
Pampa: ocupa mais da metade do território do Rio Grande do Sul e parte dos países: Uruguai e Argentina. O clima do Pampa é subtropical com as quatro estações doano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. A fauna do bioma Pampa é muito rica e diversa, caracterizada por uma grande variedade de aves, mamíferos, artrópodes, répteis e anfíbios, dentre eles: onça-pintada, jaguatirica, macaco-prego, guariba, mico-leão-dourado, sagui, preguiça-de-coleira, caxinguelê, tamanduá,jacu, araponga, sanhaço. A flora do Pampa apresenta aproximadamente 3000 espécies de plantas, algumas delas: louro-pardo, cedro, cabreúva, pau-de-leite, unha-de-gato, bracatinga, cabelos de-porco, angico-vermelho, caroba, babosa-do-campo, amendoim-nativo, trevo-nativo, cactáceas, timbaúva, araucárias, algarrobo, nhandavaí, palmeira anã. O termo pampa é de origem indígena e significa "região plana".Atividade
Dividir a turma em cinco grupos. Cada grupo deverá pesquisar sobre um bioma observando o roteiro abaixo:
1. Característica do bioma
2. Clima
3. Tipo de vegetação
4. Localização
5. Fauna
6. Flora


EIXO V
As epidemias: Ocorre quando uma doença se desenvolve num local de forma rápida (fazendo várias vítimas), num curto intervalo de tempo. Ocorrem geralmente quando a populaçãode uma determinada região entra em contato pela primeira vez com um agente patogênico (vírus, bactéria). Neste caso, o sistema imunológico das pessoas não está preparado para combater a doença, que se espalha rapidamente fazendo várias vítimas. Campanhas de vacinação em massa são importantes para evitar epidemias.

Epidemias no Brasil
1563: varíola, com inicio na Ilha de Itaparica (Ba)
1834:Varíola no Rio de Janeiro.
1855: cólera, em todo pais.
1889: peste bubônica em Santos (SP).
Fim do século XIX e inicio do XX varíola, peste bubônica e febre amarela em cidades do Rio de Janeiro.
1918 – 1919: gripe espanhola em todo pais.
1953: difteria em todo pais.
1971 a 1975: meningite, principalmente em São Paulo.
1982 aos dias atuais: dengue, em todo pais.
1991: cólera, principalmenteno norte do país.
As grandes epidemias ao longo da história
Bactérias, vírus e outros micro-organismos já causaram estragos tão grandes à humanidade quanto as mais terríveis guerras, terremotos e erupções de vulcões.
PESTE NEGRA: 50 milhões de mortos (Europa e Ásia) - 1333 a 1351
História: A peste bubônica ganhou o nome de peste negra por causa da pior epidemia que atingiu a Europa, no século14. Ela foi sendo combatida à medida que se melhorou a higiene e o saneamento das cidades, diminuindo a população de ratos urbanos
Contaminação: Causada pela bactéria Yersinia pestis, comum em roedores como o rato. É transmitida para o homem pela pulga desses animais contaminados
Sintomas: Inflamação dos gânglios linfáticos, seguida de tremedeiras, dores localizadas, apatia, vertigem e febre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!