387786570116

924 palavras 4 páginas
Climatização – Refrigeração – Ventilação

Climatização : Trata o ar, ajustando sua temperatura em valores geralmente acima de 20° C. Pode controlar além da temperatura do ar no recinto, a pressão interna, a pureza do ar (filtragem) e sua umidade relativa.
A climatização pode ser utilizada com finalidades de conforto ambiental (como no uso residencial, em escritórios, em comércio, etc. ) ou industrial, para controlar variáveis de processo, na indústria de tecelagem e gráfica, controlando temperatura e umidade, na indústria eletrônica, controlando temperatura, umidade, pureza do ar e pressão do recinto.

Refrigeração : Quando utilizando o ar como fluído para controle da temperatura, o ar é resfriado a temperatura próximas de 0° C, podendo chegar a temperaturas abaixo de -10° C. Como aplicações típicas, o uso de câmaras ou balcões frigoríficos.

Ventilação : Nesta aplicação, o ar é introduzido num ambiente para controlar a sua temperatura, limitado sempre em relação á temperatura do ar exterior, removendo a energia térmica gerada no seu interior por pessoas, equipamentos, etc. Neste caso, não há como controlar a temperatura a um valor fixo. A ventilação é também usada para remover poluentes e odores.

Diagnóstico Energético

Um diagnóstico energético é uma ferramenta utilizada para levantar e estimar como e em que quantidades as diversas formas de energia estão sendo gastas numa edificação em seus sistemas (ar condicionado, iluminação, motorização, bombeamento, refrigeração, etc.) ou em aplicações industriais, nos seus processos (ar comprimido, vapor, bombeamento, etc.). Após o levantamento, é feito estudo que permite avaliar perdas (traduzido em consumo de kWh, demanda, etc.), seus custos e indicar medidas corretivas, avaliar custos de investimentos nas modificações (projetos, aquisição de equipamentos novos), calcular tempo de retorno, visando orientar os gerentes do empreendimento na tomada de decisões.

Relacionados