385884610132

743 palavras 3 páginas
Introdução

Segundo estatísticas, há 24,5 milhões de portadores de deficiências no Brasil. Boa parte deles necessitam de cadeira de rodas para se locomoverem, são os chamados cadeirantes. Muitos tem uma vida ativa, trabalham e estudam e, por isso, precisam se movimentarem pelas cidades. Mas será que os municípios brasileiros, principalmente os grandes centros urbanos, estão preparados para proporcionar o bem estar desses cidadãos? De acordo com a NBR9050 vamos analisar passou a seguir para tornar a vida do cadeirante pouco mais acessível.

Questões

1 – O que é uma norma NBR?
Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

2 – Como é tratado o assunto da acessibilidade nesta Norma?
Para a Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT acessível é o espaço, edificação, mobiliário ou elemento que possa ser alcançado, visitado e utilizado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com deficiência. A palavra acessível é usada tanto para a acessibilidade física como na comunicação e sinalização.

3 – Comente 10 itens desta norma que você acha imprescindível nos prédios comerciais para a acessibilidade do cadeirante.

Abaixo alguns itens que acredito ser imprescindível nos prédios e edificações de grande porte:

A altura do alcance das mãos de uma pessoa sentada na cadeira de rodas varia conforme a possibilidade de cada uma, mas o padrão referencial, ou seja, a altura confortável em que devem ser colocados objetos, utensílios e equipamentos está entre 80cm e 1,20m.
Para mudar de direção, o usuário de cadeira de rodas necessita de áreas de rotação ao longo de todo o percurso da rota acessível.
Os desníveis são resolvidos com rampas, de inclinação suave, de acordo com a NBR 9050 da ABNT. Rampas muito inclinadas são

Relacionados