384715 Anexo 5

3754 palavras 16 páginas
Indústria da Construção Civil e Eficiência energética
Marta Garcia Baltar, José Wagner Maciel Kaehler e Luís Alberto Pereira
PPGEE - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Avenida Ipiranga, 6681 – Prédio 30 – Porto Alegre – RS – Brasil telefone: (051) 3320 3540; e-mail: martagb@gmail.com, kaehlerj@pucrs.br, lpereira@ee.pucrs.br

Resumo — O artigo apresenta uma discussão sobre o tema do combate ao desperdício de energia elétrica e de seu uso racional como um requisito de projeto de edificações.
Analisando as práticas e padrões atuais de construção constata-se que os requisitos de conforto térmico não são observados. Este fato tem repercussão no consumo de energia elétrica da indústria da construção civil, uma vez que os usuários das edificações são levados a utilizar equipamentos elétricos a fim de estabelecer um conforto ambiental aceitável.

1. Introdução
A estrutura do setor elétrico existente no Brasil nas últimas décadas foi marcada por uma forte influência governamental e pela aplicação de tarifas reduzidas em relação ao mercado internacional. Como conseqüência, havia pouco interesse em medidas de redução de consumo ou no aumento da eficiência de processos até alguns anos atrás. Desta forma, resultado pode-se constatar que ainda hoje não existe preocupação com os quesitos de conforto térmico na indústria da construção civil brasileira. Por outro lado, devido a alterações recentes na estrutura do setor elétrico, existe atualmente uma preocupação muito grande com a redução do consumo e uso racional da energia elétrica, tanto da parte da iniciativa privada como de órgãos governamentais. Desta forma, é crescente o número de programas e projetos implantados visando estabelecer uma nova conscientização, bem como adotando medidas práticas, para o uso eficiente da energia elétrica.
Programas com estas características também podem ser implantados na construção civil visando reduzir o consumo de energia e,

Relacionados