380790_Correlação

2459 palavras 10 páginas
Unidade 1 - Correlação
1. Introdução
A correlação e a regressão são duas técnicas estreitamente relacionadas que envolvem uma forma de estimação. Mais especificamente, a análise de correlação e regressão compreende a análise de dados amostrais para saber se e como duas ou mais variáveis estão relacionadas uma com a outra numa população.
A análise de correlação dá um número que resume o grau de relacionamento entre duas variáveis. A análise de regressão tem como resultado uma equação matemática que descreve o relacionamento. A equação pode ser utilizada para estimar, ou predizer, valores futuros de uma variável quando se conhecem ou se supõem conhecidos valores da outra variável.
A análise de correlação é útil em trabalho exploratório, quando um pesquisador ou analista procura determinar quais variáveis são potencialmente importantes e o interesse está basicamente no grau ou força do relacionamento. Em outras situações, focaliza-se mais a natureza do relacionamento, isto é, a equação de predição, e a análise de regressão é o instrumento principal.
Os dados para a análise de regressão e correlação provêm de observações de variáveis emparelhadas. Para um problema de duas variáveis, isto significa que cada observação origina dois valores, um para cada variável. Por exemplo, um estudo que envolva características físicas pode focalizar a idade e a altura de cada indivíduo. As duas variáveis de interesse – idade e altura de cada pessoa – são então emparelhadas.

2.. Correlação
O objetivo da análise de correlação é a determinação da força do relacionamento entre duas observações emparelhadas. O termo correlação significa literalmente co-relacionamento, pois indica até que ponto os valores de uma variável estão relacionados com os de outra. Há muitos casos em que pode existir um relacionamento entre duas variáveis. Consideremos, por exemplo, questões como estas:
A idade e a resistência física estão correlacionadas?
Pessoas de maior renda tendem a apresentar melhor

Relacionados