38040329823

1075 palavras 5 páginas
Colégio Pop

Nome: Diana
Serie: 6 º E
Profª Ana

Abolição da Escravatura “A abolição da escravatura” é o tema deste trabalho que será realizado para a disciplina de História. Inicialmente, foi-nos proposto que escolhêssemos um assunto do século XIX para abordarmos no trabalho… Decidi optar por este porque sempre foi uma questão pela qual eu me interessei bastante e que desperta a minha curiosidade. Isto porque a escravatura ainda não se aboliu totalmente mas sim deixou de ser legal praticá-la. Durante a realização deste trabalho espero descobrir mais pontos de interesse e aprender coisas novas e relevantes sobre o assunto. Irei focar o meu estudo na forma como era praticada a escravatura, nos motivos que fizeram com que fosse abolida e nas forças que contribuíram para isso. Vou também tentar demonstrar que ainda existem milhares de escravos perto de nós, nos dias de hoje (Fig.2)... Acho, de igual modo, importante que alertemos para o facto de muita gente continuar a agir tal como as pessoas de há dois séculos…Porque aquilo que mais me choca na escravatura eram os castigos praticados, a imagem da capa é um escravo a ser punido. Na minha opinião, a forma como se maltratavam estas pessoas é completamente condenável, cruel e bárbara, mesmo naquele século, pois, por vezes, era a mais injusta e infundamentada justificação possível. Lei áurea A Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel e o Conselheiro Rodrigo Augusto da Silva, extingüindo a escravidão no Brasil.
Conjuntura: A assinatura da Lei Áurea foi decorrência de pressões internas e externas: o movimento abolicionista já tinha grande força no país, havendo freqüentes fugas de negros e mulatos. O Exército já se recusava a fazer o papel de capitão-do-mato, ou seja: capturar e devolver os escravos a seus donos.
Além disso, estava se tornando economicamente inviável manter o trabalho escravo, em face da concorrência com a mão-de-obra

Relacionados