3796370401913500636

1596 palavras 7 páginas
Negociação
Introdução
A negociação esta cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado e num ambiente tìpico de mudanças.
Com as constantes mudanças no cenário do nosso mundo globalizado, pretendemos reacender a lembrança da impotância do processo de negociação, seu conceito, as etapas, objetivos, e a importância de analise dos cenários.
O conceito de negociação
Negociação é um processo, em que duas ou mais partes, com interesses em comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas com objetivos de alcançarem um acordo.
Uma negociação normalmente é originada de uma situação ou problema ocorrido no passado, visando uma solucão para o presente ou futuro.
Quando falamos de acordo implicitamente podemos dizer que as partes envolvidas no processo precisaram fazer algumas consessões de seus interesses ou pontos de vista para que o acordo possa ser firmado. Contudo, não se pode afirmar se as partes fecharam um bom acordo.
A concessão é uma peça importante no processo de negociação, então ela tem que ser dosada para, ao se concedê-la, obter-se o melhor.
Uma estratégia é conhecer o oponente analizando seus movimentos e posições. Após conhecer os pontos fortes e fracos dos oponentes começa a fazer as concessões devida.
Etapas de Negociação
Para alcançar alguns objetivos devemos cumprir algumas etapas. Assim as estratégias e táticas devem ser seguidas para se evitar ou minimizar o aparecimento de impasses, que fatalmente aparecerão. No processo também surgirá a necessidade de fazer concessões para alcançar objetivos.
Objetivos
Saber o que realmente queremos. Existem vários objetivos no processo da negociação é necessário organizá-los por ordem de prioridade, classificando-os quais podem ser negociados e quais não entram em discussão. Essa classificação tem um caráter pessoal e serve para se traçar alguma tática ou estratégia.
Os objetivos, também, podem ser classificados :
Idéias: São aquelas que podem ser

Relacionados