379156280183

2020 palavras 9 páginas
ETAPA 3 - Wolkswagen

3.1 - Introdução

O texto descreve o redirecionamento estratégico da Volkswagen do Brasil, através do desenvolvimento de tecnologia, envolvendo o elevado risco inerente a investimentos de vulto, empregou métodos de trabalho tais como engenharia através de equipes virtuais, com ganhos de qualidade e produtividade tais que permitiram o reposicionamento da empresa no mercado automobilístico brasileiro.

3.2 - Metodologia

A metodologia a ser utilizada é a de estudo de caso, considerando e respeitando os vários aspectos, condições, recomendações, componentes e requisitos, definidos por vários autores, dentre eles Yin (1988). A aplicação da metodologia de estudos de caso foi realizada por meio de entrevistas e utilizou um protocolo elaborado especificamente para este fim. Este protocolo considerou a necessidade de conhecer a organização e seus processos como um todo.
O caso em estudado é de uma organização do setor automobilístico, empresa que historicamente lidera o mercado nacional de veículos, mas que, nos últimos anos, vem sofrendo a ação cada vez mais acirrada da concorrência, com reflexos na perda de seu market share.

3.3 - Aumento da exigência do consumidor

O aumento da exigência do consumidor é uma constante em todos os segmentos da economia. A inovação nos produtos e serviços é uma forma eficaz para a conquista de novas fatias de mercado. Além disso, o anseio por produtos personalizados vem crescendo de forma consistente. No limite, o usuário deseja “montar” seu próprio carro a partir dos componentes disponíveis, escolhendo um a um os itens de acabamento, opcionais etc. E também no que se refere a qualidade, o consumidor passa a ter novas expectativas, especialmente em termos de design, desempenho, segurança, confiabilidade e economia.

3.4 - Mudanças no produto, na engenharia e no processo

Como a maioria dos produtos industrializados, o automóvel é um artigo em constante evolução, não só pela pressão do consumidor

Relacionados