37893028

396 palavras 2 páginas
A ameaça ambiental
A ameaça ambiental é dos temas mais discutidos no momento, quanto mais não seja porque todos estamos a sentir as consequências dessas ameaças à proteção da natureza, quer através das notícias que vemos, ouvimos e comentamos, quer em resultado do aumento dos preços dos bens que consumimos.

O modo como interpretamos e respondemos às mensagens relacionadas com o perigo para o meio ambiente, imediato ou a longo prazo, está relacionado com fatores diversos como a idade, a etnia, a comunidade onde vivemos, etc.

Mas afinal, como enfrentar a ameaça ao ecossistema que tanto nos preocupa?

As organizações internacionais mais relevantes, ainda não estabeleceram uma definição que conduza ao estabelecimento de um guia de politicas a adotar. Assim, por exemplo, a Organização Mundial de Saúde não tem uma definição para segurança ambiental ou segurança daquilo que nos rodeia e que pode ter consequências no comportamento humano.
Em 1966, o “Departamento de Defesa” e o “Departamento de Energia” dos Estados Unidos, concordaram em conjugar esforços para minimizar os conflitos que resultam da degradação ambiental. Desde então, conceberam vários programas destinados a encontrar soluções para os problemas ambientais e para as suas eventuais implicações em termos de segurança nacional. Um dos aspectos considerados como influenciando estes problemas, é o do crescimento da população e economia chinesas, com consequências futuras nos problemas da escassez da água, petróleo, cereais e da poluição do ar.

Desde 1900 que este aquecimento tem vindo a ser registado, verificando-se que os últimos 11 anos mais quentes ocorreram após 1980.

Mas não são apenas as consequências do aquecimento global e dos “lixos” nucleares que afetam a nossa envolvente, pois de acordo com a “Agência Americana para a Proteção do Ambiente”, cerca de metade da água existente nos vários países não é boa nem para beber nem para… nadar.

Em consequência deste perigo ambiental, muitas são

Relacionados