378254260108

2150 palavras 9 páginas
Teoria Humanística da Administração
A teoria das relações humanas ou Escola Humanística da administração surgiu no final da segunda década do século XX nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da experiência de Hawthorme, que foi desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. A teoria aborda conceitos opostos á teoria clássica da administração, visando corrigir a tendência á desumanização do trabalho, elaborando métodos plausíveis de condições de trabalho.
Com uma visão oposta, a teoria humanística revoluciona a teoria administrativa, deixando a ênfase antes colocada na tarefa e na estrutura organizacional, para ênfase nas pessoas que participam e trabalham nas organizações. Em consequência as prioridades de tornam as pessoas e os grupos sociais, sendo analisados os aspectos psicológicos e sociológicos.
Segundo Idalberto Chiavenato a teoria das relações humanas tem suas origens nos seguintes fatos:

1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
2. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influencia intelectual e suas primeiras aplicações á Organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da teoria clássica.
3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewy e Lewin também contribuíram para sua concepção.
4. As conclusões da experiência de Hawthorne, realizada entre 1.927 e 1.932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os princípios da teoria Clássica da Administração.

A Experiência de Hawthorne

Em 1.927 iniciou-se uma pesquisa na fabrica de Hawthorne da Western Eletric Company, situada em Chicago, para avaliar a correlação entre a iluminação e

Relacionados