37817 180612 3JUUNICAUTILIZACAODAFOTOPROTECAOENTREOSUNIVERSITARIOS 1

658 palavras 3 páginas
A UTILIZAÇÃO DA FOTOPROTEÇÃO ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNISUL – CAMPUS TUBARÃO

Merabe Alves da Rosa1; MscFabiana Durante de Medeiros (orientador)2

INTRODUÇÃO
Muito se ouve falar a respeito dos efeitos nocivos que o sol exerce sobre a pele. A exposição aos raios ultravioleta pode desenvolver alterações cutâneas como, mudanças de pigmentação, queimaduras, fotoenvelhecimento, ou até mesmo algo mais sério como o câncer de pele. Apesar de mais da metade da população estar informada sobre a importância do uso do filtro solar e de que cuidados básicos como o uso de bonés, chapéus, óculos escuros e exposição nos horários adequados podem atenuar estes riscos, menos dessa metade se protege.

OBJETIVOS
O objetivo do presente estudo foi investigar se os universitários da área da saúde (Curso de Fisioterapia e Cosmetologia e Estética) da UNISUL – Campus Tubarão utilizam fotoproteção em seu dia a dia.

MÉTODOS
Pesquisa exploratória, quantitativa e de levantamento. A população em estudo foi constituída por 100 acadêmicos do curso de Fisioterapia e Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética. Foisolicitado autorização para iniciar a pesquisa com os coordenadores do Cursode Fisioterapia e Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética. Os universitáriosforam informados dos objetivos da pesquisa e receberam o TCLE, após assinatura do mesmo, responderam o questionário em seus ambientes de aprendizagem.Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva e apresentados através de gráficos e tabelas, agrupados a partir das informações provenientes da coleta de dados.

____________________________
1 Graduanda em Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da UNISUL. Bolsista do Artigo 170. e-mail: meraby.km_tb@hotmail.com
2 Professora e Coordenadora Adjunta do Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da UNISUL. e-mail:fabiana.medeiros@unisul.br

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Dentre os 100 universitários pesquisados

Relacionados