3776675601163760463

8331 palavras 34 páginas
0000_Impulso_31.Book Page 139 Monday, September 30, 2002 10:52 AM

A ordem econômica mundial: considerações sobre a formação de blocos econômicos e o Mercosul
THE WORLD ECONOMIC ORDER:
CONSIDERATIONS ON THE CONSTITUTION
OF ECONOMIC BLOCKS AND MERCOSUL
Resumo O presente artigo tem como principal objetivo analisar o Mercado Comum do Sul (Mercosul) no contexto da formação de blocos econômicos, como um estágio no processo de constituição de uma economia mundial integrada, identificando suas origens, antecedentes e resultados. Verificou-se que o Mercosul faz parte de um processo de integração econômica criado a partir da assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991. Ainda se pode constatar que a zona de livre comércio é uma realidade e que a união aduaneira, que nasceu com a entrada em vigor da Tarifa Externa Comum (TEC), em 1.º de janeiro de 1995, continuará a ser aperfeiçoada ao longo dos próximos anos. O trabalho conclui que, após dez anos de existência, o Mercosul defronta-se com os desafios concretos de uma etapa de consolidação da união aduaneira em direção ao Mercado Comum.
Palavras-chave MERCOSUL – INTEGRAÇÃO ECONÔMICA INTERNACIONAL – COMÉRCIO INTERNACIONAL.
Abstract This article focuses Mercosul's integration concerning regional economic processes building-up, as a stage of an ongoing integrated World economy, in aspects as origins, backgrounds and results. Mercosul is part of an integration process idealized during the Treaty of Asuncion's signing, dated of March 26, 1991. Nowadays it is possible verify that Mercosul is a Free Trade Zone turning to a Customs Union due to the External Common Tariff (ECT). As of January 1st, 1995, ECT is improving
Mercosul's internal relations. That is the turning point to Mercosul: is must change challenges into real consolidation.
Keywords MERCOSUL – INTERNATIONAL ECONOMIC INTEGRATION – INTERNATIONAL TRADE.

impulso nº 31

139

REGINA CÉLIA
FARIA SIMÕES
Universidade Metodista de

Relacionados