37723560 Manutencao Produtiva Tota1

264 palavras 2 páginas
Manutenção Produtiva Total
A manutenção Produtiva Total (TPM) vai além de uma forma de se fazer manutenção. É muito mais uma filosofia gerencial, atuando na forma organizacional, no comportamento das pessoas, na forma com que tratam os problemas, não só os de manutenção, mas todos os diretamente ligados ao processo produtivo.
A manutenção produtiva total visa atingir o que se pode chamar de zero falha ou zero quebra. Isto é, atingir uma situação aparentemente impossível, de que nenhum equipamento venha a quebrar em operação. É uma condição muito difícil de ser atingida, porém não impossível.
Foi desenvolvida no Japão na década de 60, a partir de conceitos desenvolvidos no nos Estados Unidos, e está se espalhando pelo mundo todo.
No Brasil várias empresas já a implantaram (em 1996 as empresas
Pirelli Pneus, de Santo André ʹ SP,
Pirelli Cabos, de Cerquilho ʹ SP, receberam o prêmio Excelência TPM
96 ʹ 1.ª Categoria, conferido pelo JIPM
ʹ Japan Institute of Plant
Maintenance).
A TPM Apóia se em três princípios fundamentais, a saber: y y

Melhoria das pessoas. Sem o desenvolvimento, preparação e motivação das pessoas é praticamente impossível atingir um nível adequado de aplicação da filosofia TPM. Todos os programas iniciam-se com um treinamento do pessoal. Melhoria dos equipamentos.
Depois das pessoas, os equipamentos constituem o maior recurso de uma empresa. A teoria

da TPM diz que todos os equipamentos podem e devem ser melhorados, conseguindo ʹ se, a partir daí, grandes ganhos de produtividade. É falso supor que uma fábrica, para ser moderna e de alta produtividade, deve contar com equipamentos novos.

Relacionados