37691040507

5271 palavras 22 páginas
UMA ABORDAGEM ANALÍTICA DOS INDICADORES SÓCIO-ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BAHIA: sugestão para a criação de um Plano de Desenvolvimento do Município.

Márcio Cardoso Medina1 Alessandro Fernandes de Santana 2

RESUMO

O crescimento urbano desordenado, acarretado de sobremaneira, pela falta de políticas públicas adequadas às necessidades da população, tem proporcionado um mal estar social, em que a administração dos municípios manifesta-se impotente para atender a demanda solicitada pelas comunidades. Órgãos governamentais, em determinados períodos executam pesquisas sócio-econômicas a fim de interpretar os dados e conseqüentemente atuar com eficiência assistindo aos princípios básicos de cidadania. Neste artigo, propõe-se discorrer de forma crítica e construtiva os resultados apresentados pelos estudos no intuito de sugerir ações estratégicas para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento para o município de Itabuna-Bahia. O presente trabalho desenvolveu sua pesquisa sob intensa revisão de literatura, do tipo descritivo/explicativa, tendo como objetivo primordial a descrição das características sócio-econômicas da população do município. Os tipos de pesquisa adotados neste estudo foram o descritivo e explicativo. Quanto à sua forma de abordagem, a pesquisa obedeceu a modalidade quantitativa e qualitativa. Como resultado, a investigação revelou que os indicadores apresentados nos estudos, podem não estar sendo devidamente analisados e com isso, refletem uma possível incompetência administrativa do poder público, em sanear os vários e sempre mesmos problemas sociais.

Palavras-chave: Indicadores sócio-econômicos, desenvolvimento municipal, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A ANALYSTICAL APPROACH FROM THE SOCIAL-ECONOMIC INDEX OF ITABUNA-BAHIA: suggestion for the creation of a Municipal Development Plan.

Márcio Cardoso Medina, mmedina02@ig.com.br
Graduated in a Administration / Finances Major - Faculty of

Relacionados