37371 178152 Atividadecomplementaracido Base

743 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
UNA DAS CIÊNCIAS DA PRODUÇÃO, CONSTRUÇÃO E AGROINDÚSTRIA Prof. Dr. Rachel Faverzani Magnago

O uso de caldeira é comum em diferentes indústrias, sendo necessária a queima de combustível para gerar calor. Como combustível pode ser utilizado lenha, óleo diesel entre outros combustíveis.

(a) Mostre as reações de formação de COx, NOx, SOx e ácidos correspondentes a partir das reações de combustão incompleta e completa. Especifique as condições para reação de combustão incompleta e completa.
(b) Faça uma lista de vantagens e desvantagens do uso de lenha e óleo diesel como combustível.
(c) Chaminés metálicas de caldeiras podem ter vida útil curta dependendo da qualidade do óleo diesel. Explique esta afirmação

(A) A combustão ocorre quando se tem três fatores: o combustível, o comburente e a ignição. As reações de combustão são aquelas que ocorrem na presença de um combustível, que é qualquer material inflamável, e de um comburente, que é um material gasoso contendo gás oxigênio. A combustão pode ser completa (em composto orgânico, todos os átomos de carbono são oxidados formando dióxido de carbono e água), ou incompleta (não há oxigênio suficiente e há produção de monóxido de carbono).
Combustão completa: A combustão completa ocorrerá quando for feita a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação total de todos os átomos de carbono da cadeia carbônica.
Os produtos formados por hidrocarbonetos serão o CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água).
Combustão completa do isoctano: C8H18(g) + 25/2 O2 (g) → 8 CO2(g) + 9 H2O(l)

Combustão incompleta: Na combustão incompleta, não há quantidade de oxigênio suficiente para queimar todo o combustível. Assim os produtos formados são CO ( monóxido de carbono) e H2O (água).
Combustão incompleta do isoctano: C8H18(g) + 17/2 O2 (g) → 8 CO (g) + 9 H2O(l)
A queimada das florestas é um exemplo de combustão incompleta, pois as emissões resultantes constituem-se em CO e matéria

Relacionados